DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO<em>CHALLENGES ON THE CONJUNCTION BETWEEN THEORY AND PRACTICE ON TEACHING SOCIOLOGY ON HIGH SCHOOL</em>

Auteurs

  • Francisca Rosânia Ferreira de Almeida Universidade Federal do Ceará

Résumé

Este trabalho pretende analisar como ocorre a articulação entre a teoria e a prática docente da disciplina de sociologia em escolas do ensino médio da rede pública do estado do Ceará. Para fundamentar o estudo, está sendo realizado um apanhado de dados compartilhados entre professores recém ingressos no ofício docente via concurso público. Como aportes teóricos serão utilizados alguns estudiosos nas áreas de sociologia e educação. A reintrodução da sociologia como disciplina obrigatória nos currículos do ensino médio (Lei 11.684/2008) abriu espaço para a discussão de alguns desafios enfrentados pelos professores dessa disciplina, como a falta de material didático próprio da disciplina e a dificuldade de leitura e interpretação dos alunos, problemas que estão intimamente vinculados à articulação entre teoria e prática adquirida nas licenciaturas em Ciências Sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Francisca Rosânia Ferreira de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e professora efetiva de sociologia (ensino médio) da rede pública estadual.

Téléchargements

Publiée

2012-07-10

Comment citer

FERREIRA DE ALMEIDA, Francisca Rosânia. DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO<em>CHALLENGES ON THE CONJUNCTION BETWEEN THEORY AND PRACTICE ON TEACHING SOCIOLOGY ON HIGH SCHOOL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 154–167, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2512. Acesso em: 22 nov. 2024.