As contribuições teórico-metodológicas de Lênin e Gramsci para a educação contemporânea

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DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0211

Mots-clés :

Gramsci, Lênin, educação

Résumé

O objetivo do presente artigo é analisar as formulações de Lênin e Gramsci para a educação. O texto está dividido em quatro seções. Ao longo da exposição, apresentamos os elos e as afinidades entre Lênin e Gramsci, mas também ressaltamos as continuidades e diferenças entre eles. Além disso, abordamos o princípio teórico-prático da hegemonia na perspectiva de Lênin e Gramsci no plano da política e da produção do conhecimento. Por fim, refletimos sobre a atualidade dos pensadores para a educação no contexto de crise do capitalismo, considerando a atuação das forças reacionárias e conservadoras que visam sustentar o sistema imperialista.

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Biographie de l'auteur

Giovanni Semeraro, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publiée

2024-07-26

Comment citer

SEMERARO, Giovanni. As contribuições teórico-metodológicas de Lênin e Gramsci para a educação contemporânea. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0211, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24761. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"