O aspecto pedagógico como componente metodológico do pensamento de Gramsci e de Lenin: uma leitura da hegemonia internacional e da tradução

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0201

Mots-clés :

Gramsci, Lenin, tradução, hegemonia internacional, aspecto pedagógico

Résumé

O objetivo deste artigo é responder à questão: como efetuar uma leitura, uma reflexão sobre a tradutibilidade das linguagens envolvendo Lenin e Gramsci analisando o aspecto pedagógico, em sentido mais amplo, não escolar, e seu nexo com o plano internacional? A hipótese é de que o aspecto pedagógico em seu sentido mais amplo e não escolar pode ser entendido também como uma perspectiva de tradução. Isso envolve as transformações e perspectivas totalizantes da história e da realidade, abrangendo a desigual complexidade e totalidade pertinentes às possibilidades da vida no interior dos Estados abrangendo estruturas e superestruturas como um todo, incidindo sobre as consciências, as coletividades, as classes e as civilizações ou sobre como visões de mundo e seus componentes são recepcionados ou assimilados. Isto se desdobra em aspectos desiguais e heterogêneos da hegemonia internacional. Em termos metodológicos de pesquisa, o texto se pautou por uma análise e uma leitura de textos de Gramsci e de Lenin pertinentes à problemática em pauta. No que se refere à metodologia no tocante às consequências analíticas, a tradução no sentido gramsciano como ressignificação, releitura, recepção, transformação é o ponto central a ser considerado. A tradução se constitui num aspecto pedagógico para captar toda a complexa dinâmica de totalidade que envolve inúmeras possibilidades de transformação no que se refere à hegemonia internacional e seu nexo com o âmbito interno dos Estados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, Universidad Estatal Paulista

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Références

BARATTA, Giorgio. As rosas e os cadernos: o pensamento dialógico de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BOOTHMAN, Derek. The Sources for GRAMSCI's Concept of Hegemony. Rethinking Marxism. [Kalamazoo], v. 20, n. 2, p. 201-215, 2008.

DIAS, Edmundo Fernandes. Gramsci, um interlocutor sempre atual. Quaderni. [São Paulo], n. 1, p. 77-98, 1991.

FAZZIO, Gabriel Landi. Confundindo pedagogia e política: Marx e Lenin sobre a educação revolucionária do proletariado. [S. l.], 2019. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2019/05/29/confundido-pedagogia-e-politica-marx-e-lenin-sobre-a-educacao-revolucionaria-do-proletariado/. Acesso em: 27 out. 2023.

FRANCIONI, Gianni. L´Officina gramsciana: ipotesi sulla strutura del “quaderni del carcere”. Nápoli: Bibliopolis, 1984.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere: edizione a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 1977.

LENIN, Vladimir Ilitch. On confounding politics with pedagogics. In: LENIN, Vladimir Ilitch. Lenin Collected Works. Moscow: Progress Publishers, 1977. v. 8. p. 452-455.

LENINE, Vladimir Ilitch. Duas tácticas da social-democracia na revolução democrática. In:

LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1982a. v. 1. p. 381-472.

LENINE, Vladimir Ilitch. Cinco anos da Revolução Russa e perspectivas da Revolução Mundial: relatório no IV Congresso da Internacional Comunista em 13 de novembro (1922). In: LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1980. v. 3. p. 618-628.

LENINE, Vladimir Ilitch. Que fazer? problemas candentes do nosso movimento. In:

LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1982b. v. 1. p. 79-214.

MORTON, Adam David. Unravelling Gramsci: hegemony and passive revolution in the global political economy. London: Pluto Press, 2007.

SHANDRO, Alan. Lenin and the logic of hegemony. Leiden: The Netherlands: Brill. Crossref, 2014.

Publiée

2024-05-09

Comment citer

PASSOS, Rodrigo Duarte Fernandes dos. O aspecto pedagógico como componente metodológico do pensamento de Gramsci e de Lenin: uma leitura da hegemonia internacional e da tradução. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0201, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24663. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"