A educação de jovens e adultos trabalhadores dentro e fora da escola – contribuições de Gramsci e Freire para a reflexão sobre a realidade no Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0207

Mots-clés :

educazione dei giovani e degli adulti, scuole pubbliche, Antonio Gramsci, Paulo Freire

Résumé

Este artigo apresenta parte das reflexões da pesquisa de pós-doutorado intitulada: As contribuições de Gramsci para a reflexão sobre a formação dos trabalhadores – desafios filológicos e tradutórios, compartilhada no seminário organizado pelo IGS/Itália, cujo tema foi Gramsci, Freire e a educação. A pesquisa foi um esforço duplo, comprometido com a tradução de textos inéditos para o português e com a articulação de categorias Gramscianas no campo da educação. A pesquisa foi um esforço duplo, engajado na tradução de textos inéditos para o português e na articulação das categorias de Gramsci no campo da educação. Procuramos identificar as implicações do pensamento de Gramsci para a reflexão sobre a educação dos trabalhadores e sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, bem como destacar as ligações com o estado atual desses escritos e com o pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Entende-se, portanto, que o estudo das categorias Gramscianas como subalternidade, hegemonia e intelectuais repercute na especificidade das pesquisas que abordam os temas supracitados. A reflexão destaca o papel das escolas públicas como espaço de mediação para a produção de conhecimento, na formação de professores, na “conformação” destes últimos a um projeto social do qual são muitas vezes “mensageiros” e “reprodutores”, nem sempre considerando que podem ter outro “papel social” na construção de outro projeto, reconhecendo-se assim num processo dialético entre o conformismo imposto e o conformismo dinâmico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Références

BALDACCI, Massimo. Oltre la subalternità: praxis e educazione in Gramsci. Roma: Carocci, 2018.

BUTTIGIEG, Joseph A. Subalterno/subalternos. In: LIGUORI, Guido e VOZA, Pasquale (org.). Dicionário Gramsciano (1926-1937). Tradução Ana Maria Chiarini, Diego Silveira Coelho Ferreira, Leandro de Oliveira Calastri e Silvia de Bernardinis; Revisão Técnica: Marco Aurélio Nogueira. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 1477-1478.

COVATO, Carmela. L’itinerario pedagogico del marxismo italiano. Roma: Edizioni Conoscenza, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. Tradução Luiz Sérgio Henriques; organizadores Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2005. v. 1.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. [Rio de Janeiro]: IBGE, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html Acesso em: 02 out. 2023.

LIGUORI, Guido. Sentieri gramsciani. Roma: Carocci, 2006.

Publiée

2024-07-04

Comment citer

MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos trabalhadores dentro e fora da escola – contribuições de Gramsci e Freire para a reflexão sobre a realidade no Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0207, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24589. Acesso em: 9 oct. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"