Contribuições do marxismo-leninismo na constituição da educação socialista de Nadezhda Krupskaya

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0215

Mots-clés :

Krupskaya, educação socialista, marxismo-leninismo

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a concepção socialista de educação presente na obra de Nadezhda Krupskaya, situando-a no âmbito da corrente leninista do marxismo. A perspectiva pedagógica da Revolução Russa, leito no qual se insere o pensamento de Krupskaya, privilegiou a tomada de consciência da totalidade social e ficou sintetizada no conceito de politecnia, que possui particularidades quando trabalhado pela teoria marxista. Partindo desse pressuposto, foram examinadas 25 publicações da intelectual e dirigente comunista. Para isso, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo e tomada por base uma matriz categorial composta pelas seguintes noções teóricas: politecnia, trabalho, sistema de complexos, mulher e democracia. Foram, então, identificadas articulações entre essas noções, das quais emergem as dimensões da educação socialista de Krupskaya: a) o caráter ideológico da educação, o trabalho e a questão das mulheres; b) o papel e a natureza do Estado. Em relação ao primeiro aspecto, a autora evidencia a centralidade da questão da mulher nas relações educativas. No que se refere ao segundo, concluímos que sua concepção é influenciada diretamente pelo debate leninista sobre o Estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Maria Caldeira Azevedo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Lucas Barbosa Pelissari, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de P´ós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Références

ALTHUSSER, L. Sobre o trabalho teórico: dificuldades e recursos. In: BARISON, T. (org.) Teoria marxista e análise concreta: textos escolhidos de Luis Althusser e Étienne Balibar. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 83-114.

BITTAR, M; FERREIRA JR., A. Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 61, p. 433-456, 2015.

BHATTACHARYA, T. O que é a teoria da reprodução social? West Lafayette,2013. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/09/04_Bhattacharya.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

CALDEIRA, Fernanda Maria. Krupskaya e a pedagogia soviética: a elaboração do conceito de politecnia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2023.

CORRÊA-LODI, S. Entre a pena e a baioneta: Louise Michel e NadezhdaKrupskaia, educadoras em contextos revolucionários. 2016. Tese (Doutorado em educação) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

DEWEY, J. Impressões sobre a Rússia Soviética e o mundo revolucionário. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016.

DIAS, V. A educação integrada e a profissionalização no ensino médio. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

FELICIO, P. Anatoli Vassilievitch Lunatcharski: a educação na Russia Revolucionária (1917-1929). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

FERREIRA JR., A. BITTAR, M. Krupskaya nos arquivos do National Union of Women Teachers: uma palavra sobre a educação de classe. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, v.21, 2021, p. 1-21. FRANCO, M. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

FREITAS, L. A luta por uma pedagogia do meio. In: PISTRAK, M. A escola comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p. 09-98.

FREITAS, L. A pedagogia socialista: devolvendo a voz aos pioneiros da educação russa. In: CALDART, R.; VILLAS BÔAS, R. Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 233-260.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.

GALLO, S. Politecnia e educação: a contribuição anarquista. ProPosições, Campinas, v. 4, n. 3, p. 34-46, 1993

GONZALES, A. As origens e a comemoração do dia internacional das mulheres. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

KRUPSKAYA, N. La educación laboral y laenseñanza. Moscú: Editorial Progreso, 1986.

KRUPSKAYA, N. A mulher e a educação das crianças In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA: escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2017a. p. 31-30.

KRUPSKAYA, N. Deve-se ensinar “coisa de mulher” aos meninos? In: SCHNEIDER, G. (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2017b. p.88-31.

KRUPSKAYA, N. Sobre a questão da escola socialista. In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA: escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2017c. p. 65-80.

KRUPSKAYA, N. O papel de Lenin na luta pela escola politécnica. In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA. São Paulo: Expressão Popular, 2017d. p. 173-180.

KRUPSKAYA, N. Educação pública e democracia. In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA. São Paulo: Expressão Popular, 2017e. p. 33-60.

LENIN, V. O Estado e a revolução. São Paulo: Hucitec, 1987.

LINHART, R. Lenin, os camponeses, Taylor: ensaio de análise baseada no materialismo histórico sobre a origem do sistema produtivo soviético. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1983.

MACHADO, L. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1989.

MOURA, D.; LIMA FILHO, D.; SILVA, M. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira De Educação, [Rio de Janeiro], v. 20, n. 63, p. 1057-1080, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. Acesso em: 15 set. 2023.

OYAMA, E. A perspectiva da educação socialista em Lenin e Krupskaia. Marx e o Marxismo, [Niterói], v. 2, n. 2, p. 41-70, 2014.

PELISSARI, L. A educação politécnica em Lenin e a questão do poder. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, Salvador, v. 12, n. 2, p. 335–346, 2020.

PEREIRA, A.; OLIVEIRA, E. Krupskaya e A. Kollontai: diálogos acerca da autonomia da mulher trabalhadora. Germinal:Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 504-522, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38650. Acesso em: 02 set. 2023.

QUINTANEIRO, T. et al. Um toque de clássicos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

RODRIGUES, J. A educação politécnica no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

Publiée

2024-09-23

Comment citer

AZEVEDO, Fernanda Maria Caldeira; PELISSARI, Lucas Barbosa. Contribuições do marxismo-leninismo na constituição da educação socialista de Nadezhda Krupskaya. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0215, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0215. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24504. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"