SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: socialização, reprodução ou emancipação?<em> THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: socialization, reproduction or emancipation?</em>

Auteurs

  • Luiza Helena Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

Este artigo propõe o debate sobre a importância das teorias sociológicas e, especificamente das teorias sociológicas da educação, para que o professor de sociologia do ensino médio pense sua prática em sala de aula. Isto porque as teorias sociológicas da educação explicam realidades educacionais e explicam práticas educacionais. Assim, argumenta-se que o professor de sociologia do ensino médio, deve ser formado em Ciências Sociais, ter um conhecimento consistente em teorias sociológicas e metodologias de pesquisa, além do conhecimento profundo das teorias sociológicas da educação. Neste artigo apresentaremos as implicações teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, da teoria da reprodução das estruturas sociais de Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação que propõem uma educação para emancipação: a escola unitária de Antonio Gramsci e a educação como ampliação da democracia social de Boaventura de Sousa Santos. Com este debate pretendemos refletir sobre: como as teorias sociológicas da educação auxiliam o professor a explicar o problema da educação sob o ponto de vista sociológico e a compreender, que ao adotar uma postura pedagógica, esta postura traz consigo, explícita ou implicitamente, um embasamento teórico assim como implicações práticas nas relações entre professores e alunos e no ensino da sociologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luiza Helena Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luiza Helena Pereira concluiu o doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001. Atualmente é Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona as áreas de teoria sociológica e ensino de sociologia no ensino médio, na graduação em Ciências Sociais, na UFRGS. Atualmente coordena projeto de pesquisa na área da sociologia no ensino médio.

Téléchargements

Publiée

2012-07-10

Comment citer

PEREIRA, Luiza Helena. SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: socialização, reprodução ou emancipação?<em> THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: socialization, reproduction or emancipation?</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 60–80, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2433. Acesso em: 24 nov. 2024.