Educação e branquitude: uma discussão com professores da educação básica

Auteurs

  • Maria Angélica Zubaran Universidade Luterana do Brasil
  • Joice Mari Ferreira da Cruz Professora na Rede Municipal de Sapucaia do Sul/RS

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724620442019138

Résumé

O objetivo central do presente estudo é mapear e problematizar discursos e representações recorrentes acerca da diferença racial e da Branquitude em entrevistas com sete professores que atuavam na educação básica da rede pública municipal de Sapucaia do Sul/RS, entre os anos de 2016 e 2017,  a partir das provocações de dois curtas- metragens: “Cores e Botas” e “Pode me chamar de Nadí”, disponíveis no YouTube. As análises apresentadas são realizadas na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação, a partir dos conceitos de representação, identidade e Branquitude. Entre os resultados, destaca-se que nas narrativas dos docentes entrevistados, as representações mais recorrentes foram representações racializadas marcadas pelos discursos da democracia racial e da mestiçagem e mediadas pelas noções de Branquitude. Salienta-se ainda, que as narrativas fílmicas contribuíram para tensionar as representações racializadas e os privilégios da branquitude no âmbito da educação básica e para problematizar padrões estéticos eurocêntricos associados particularmente ao tipo de cabelo, como símbolo de identidade étnico-racial. 

 

Palavras-chave: Educação. Branquitude. Entrevistas. Professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Angélica Zubaran, Universidade Luterana do Brasil

Maria Angélica Zubaran, doutorado em História na State University of New York, Pós-doutorado no Birkbeck College da London University, professora adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEdu), Pesquisadora do NEABI/Ulbra, email angelicazubaran@yahoo.com.br

Joice Mari Ferreira da Cruz, Professora na Rede Municipal de Sapucaia do Sul/RS


Mestre em Educação - ULBRA

Professora na Rede Municipal de Sapucaia do Sul/RS

Téléchargements

Publiée

2020-03-13

Comment citer

ZUBARAN, Maria Angélica; CRUZ, Joice Mari Ferreira da. Educação e branquitude: uma discussão com professores da educação básica. PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 138–154, 2020. DOI: 10.5965/1984724620442019138. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724620442019138. Acesso em: 22 nov. 2024.