Cartografia, mapa e fotografia: outra narrativa das serras turísticas capixabas no contexto da educação geográfica do IFES

Auteurs

  • Ernandes de Oliveira Pereira Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Geografia Centro de Ciências Humanas e Naturais Programa de Pós-graduação em geografia - Doutorado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus Venda Nova do Imigrante Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724619412018234

Résumé

A ideia de cartografia e mapas, neste estudo, vai além dos conceitos consagrados pela Geografia e que estão materializados pelos manuais e pelos livros didáticos que povoam as escolas da Educação Básica, especificamente no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES). A cartografia é concebida neste trabalho como o acompanhamento de processos criativos em devir e os mapas como as relações entre os sujeitos com os acontecimentos que constituem os espaços dentro de uma perspectiva política, usando como referências teóricas a “Filosofia da diferença” de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O presente estudo é o resultado da cartografia de um experimento artístico (Oficina), “Portfólio de Imagens da minha Cidade”, realizado durante o cotidiano das aulas de Geografia ao longo do ano de 2016. Resultados demonstraram que é possível mobilizar outros pensamentos sobre espaço e lugar, mesmo dentro de um ambiente marcado por processos de subjetivação que padronizam a visão dos estudantes sobre um meio marcado por apelos turísticos. Os processos criativos foram provocados pela arte e fizeram os estudantes transcenderem os livros didáticos, os atlas, os globos terrestres, bem como as imagens veiculadas massivamente pelos meios de comunicações locais.

Palavras-chave: Cartografia. Mapas. Educação Geográfica. Narrativas Alternativas. Fotografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ernandes de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Geografia Centro de Ciências Humanas e Naturais Programa de Pós-graduação em geografia - Doutorado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus Venda Nova do Imigrante Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo ( IFES) e membro do Grupo de Pesquisa de Políticas Espaciais de Imagens (POESI)/UFES. Concluiu sua graduação em Geografia em 2007 e defendeu sua dissertação de mestrado em Geografia em agosto de 2011, pela Universidade Federal do Espírito Santo. A área de concentração é Natureza, Técnica e Território e a linha de pesquisa é voltada para Dinâmicas Urbanas e Rurais dos Espaço e dos Territórios. Também especializou-se durante os estudos de mestrado em Cartografia Geográfica, Geografia dos Conflitos Sócios Ambientais, Planejamento Urbano, Organização do Espaço Urbano, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Teoria Geográfica da Paisagem. Além disso, concluiu o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar e Supervisão em outubro de 2011.

Téléchargements

Publiée

2019-03-11

Comment citer

PEREIRA, Ernandes de Oliveira. Cartografia, mapa e fotografia: outra narrativa das serras turísticas capixabas no contexto da educação geográfica do IFES. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 234–257, 2019. DOI: 10.5965/1984724619412018234. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619412018234. Acesso em: 17 juill. 2024.