“Brincadeiras de negros”: religiosidade e performance nas práticas do Cacumbi em comunidades afro-brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984724619392018128Résumé
“Brincadeiras de negros” : religiosidade e performance nas práticas do Cacumbi em comunidades afro-brasileiras tem como ponto de partida as poéticas das práticas religiosas dos quintais no contexto moçambicano e afro-brasileiro para pensar uma possível compreensão sobre a arte que emerge dessas práticas. Busco aqui explorar as manifestações do Cacumbi/Catumbi em Santa Catarina. Para comprender como tais manifestações se constituíram, faz-se necessário associá-las ao modo como foram abordadas nos estudos sobre as populações negras em Santa Catarina: sob a mais absoluta invisibilidade dos negros do Sul do Brasil. Leite (1996) chama a atenção para a invisibilidade histórica a que foram submetidas as comunidades negras no estado de Santa Catarina (SC), inclusive no que se refere às suas manifestações socioculturais. Eis, portanto, o imperativo deste trabalho: desvelar a dimensão expressiva do Catumbi, compreendendo-o como prática religiosa afro-brasileira. Os estudos sobre a performance desenvolvidos por Paul Zumthor (2000; 2005) constituem-se como fundamentais para esta discussão, especialmente, por não tratarem a performance como desempenho, mas sim, como recepção: o momento em que o enunciado é realmente recebido por intermédio da “voz viva”. Ao lado da voz, o autor coloca como fundamentalmente importante a escuta para, a partir dela, instituir a concepção de vocalidade. Como resultado, constatamos que práticas religiosas como o Catumbi tiveram uma grande contribuição na constituição de uma performance negra no Brasil (LIGIÉRO, 2011) não um "folclore negro" como denominado por uma 'ideologia da desqualificação' (LOPES, 2011) das práticas afro-brasileiras.
Palavras-chave: Cacumbi/Catumbi. Religiosidade Afro-Brasileira. Performance Negra. Vocalidade.
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