Aprender pesquisando, ensinar aprendendo: percursos formativos que reinventam práticas e saberes docentes

Auteurs

  • Hugo Alexandre de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.
  • Marta Margarida de Andrade Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724618382017063

Résumé

As considerações deste artigo são resultado de um deslocamento proveniente da atividade reflexiva fundamentada em duas dimensões intercomunicantes e fundantes: a prática docente no Ensino Básico e as pesquisas acadêmicas no Mestrado Profissional de Ensino de História (ProfHistória). Apresentaremos e analisaremos os pressupostos teóricos do campo da Educação Histórica que respaldam nossa problemática investigativa. Para tal, abordaremos: a consciência histórica como forma de apropriação e significação do passado que se configura como um importante referencial nas ações e práticas dos indivíduos; os modelos de progressão do raciocínio dos estudantes; e o conceito de literacia histórica. Posteriormente, aprofundaremos nossa reflexão sobre os conceitos substantivos e meta-históricos, considerando-os elementos estruturantes da matriz disciplinar da História.

 

Palavras-chave: Educação Histórica. Aprendizagem Histórica. Consciência Histórica. Literacia Histórica. Conceitos Históricos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hugo Alexandre de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Mestrando Profissional em Ensino de História (ProfHistória) pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor da Educação Básica da Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB. 

Marta Margarida de Andrade Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. 

Téléchargements

Publiée

2017-12-19

Comment citer

DE ARAÚJO, Hugo Alexandre; DE ANDRADE LIMA, Marta Margarida. Aprender pesquisando, ensinar aprendendo: percursos formativos que reinventam práticas e saberes docentes. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 63–86, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017063. Acesso em: 20 déc. 2024.