O PIBID e a formação de professores de Geografia no Sertão do Sisal: práticas, narrativas e experiências de iniciação à docência

Auteurs

  • Jussara Fraga Portugal Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Campus XI- Serrinha
  • Simone Santos de Oliveira Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus XI, Serrinha.

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724617352016004

Résumé

Neste texto, a partir de narrativas de professores de Geografia em formação inicial, intencionamos apresentar as ações que compõem a proposta do subprojeto do PIBID “Formação docente e Geografia escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico”, em desenvolvimento na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, abrangendo 6 (seis) escolas – 3 (três) rurais e 3 (três) urbanas – de ensino fundamental e médio, de 3 (três) municípios do Território de Identidade do Sisal: Conceição do Coité, Serrinha e Teofilândia, e envolvendo 57 (cinquenta e sete) bolsistas, divididos em três grupos, a saber: 45 (quarenta e cinco) bolsistas de iniciação à docência,  9 (nove) bolsistas de supervisão e 3 (três) bolsistas responsáveis pela coordenação. Trata-se de uma proposta de formação que tem como principal objetivo articular a Universidade à escola básica, por meio do desenvolvimento de ações situadas no campo de formação do professor de Geografia, contempladas nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. O referido subprojeto, ancorado em diversas linguagens, como artefatos didático-pedagógicos e no método (auto)biográfico, potencializa outros modos de conceber a formação docente, o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares de Geografia na educação básica. As narrativas dos bolsistas de Iniciação à Docência e de Supervisão sinalizam as contribuições do PIBID à formação inicial e continuada de professores e destacam, ainda, a relevância das vivências e experiências formativas realizadas no cotidiano das escolas, no processo de aprendizagem docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Campus XI- Serrinha

Licenciada em Geografia. especialista em Avaliação e em Supervisão Escolar. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha.

Simone Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus XI, Serrinha.

Licenciada em Geografia. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade. Doutoranda em Educaçãoe  Contemporaneidade. Professora de Geografia da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Professora Assistente B do Deparatamento de Educaçlão da Universidade do Estado da Bahia-BA da Área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia, Campu XI da UNEB, Serrinha.

Téléchargements

Publiée

2017-03-10

Comment citer

PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de. O PIBID e a formação de professores de Geografia no Sertão do Sisal: práticas, narrativas e experiências de iniciação à docência. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 04–27, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016004. Acesso em: 22 déc. 2024.