Migração e educação: analisando o cotidiano escolar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984724215282014095Résumé
O objetivo deste texto é apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa que busca descrever e analisar a inserção escolar de migrantes/imigrantes e/ou descendentes de migrantes/imigrantes estabelecidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, investigando se tais processos podem acarretar inclusão ou exclusão e também sua adaptação às transformações da sociedade abrangente. Esta investigação se propõe realizar uma pesquisa básica de análise qualitativa e de caráter descritivo, que se fará por meio de revisão de literatura, análise de documentos normativos e de fontes bibliográficas primárias e secundárias, bem como de observação participante, de entrevistas a serem realizadas com os alunos, pais, equipe técnica e professores de escolas da Baixada Fluminense, e de questionários a aplicar. São os primeiros resultados de um projeto amplo, mas é possível sinalizar que migrantes, ou seus filhos, quando passam a frequentar a escola, entram, rotineiramente, em choque com os valores, comportamentos e informações que lhes são apresentados. Observamos, também, que ainda são muito poucos os estudos sobre a socialização primária de migrantes e imigrantes e as relações sociais dentro da escola. Palavras-chave: Educação; Culturas e Identidades.Téléchargements
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Publiée
2014-07-15
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SANTOS, Miriam de Oliveira. Migração e educação: analisando o cotidiano escolar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. PerCursos, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 95–119, 2014. DOI: 10.5965/1984724215282014095. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724215282014095. Acesso em: 20 déc. 2024.
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