“Metendo dança”: saberes estético-corpóreos nas músicas do rapper Rincon Sapiência

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DOI :

https://doi.org/10.5965/984724622502021116

Mots-clés :

Rincon Sapiência, corporeidade negra, identidade negra

Résumé

O presente artigo tem como objetivo, realizar uma breve reflexão sobre as significações das músicas do rapper paulistano Rincon Sapiência. Sobretudo, o conteúdo das músicas presentes no seu mais recente trabalho Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps. A proposta de análise a ser empreendia aqui, visa identificar a contribuição cultural e pedagógica que este disco possui, quando pensamos sobre o prisma da corporeidade negra e as ressignificações identitárias dos sujeitos pertencentes a este grupo. Desta forma, além de evidenciar o impacto das músicas de Rincon na construção de identidades negras contemporâneas, busca-se também, apontar as concepções históricas acerca das sociabilidades negras. Nas quais, muitas das manifestações culturais exercidas pela população negra, tiveram e ainda tem, como principal vetor de expressão o corpo negro somado a musicalidade.

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Vitor da Silva Costa

Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor no Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC.

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Publiée

2021-12-22

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COSTA, Vitor da Silva. “Metendo dança”: saberes estético-corpóreos nas músicas do rapper Rincon Sapiência. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 116–144, 2021. DOI: 10.5965/984724622502021116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/19625. Acesso em: 22 nov. 2024.