A CIÊNCIA E SUA CONSTITUIÇÃO NA MODERNIDADE: possibilidades para pensar o presente <EM> SCIENCE AND ITS CONSTITUTION IN MODERNITY: possibilities for thinking the present <EM>

Auteurs

  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Attico Inácio Chassot Centro Universitário Metodista IPA/RS

Résumé

O artigo busca problematizar a história das ciências, especialmente o ethos da Modernidade e Pós-modernidade. Para isso, utiliza autores que se anteciparam à Pós-modernidade como Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Na esteira dessa discussão busca uma problematização acerca da Ciência nos rastros da Modernidade e algumas fissuras e fragilidades produzidas na ciência num cenário contemporâneo. Apresenta ainda alguns discursos midiáticos acerca de propagandas televisivas que trazem o discurso científico como legítimo e inabalável. Traz para o campo de discussão uma ciência alegre, como aprendemos com Nietzsche ou prosaica por vezes, anunciando o riso e a sabedoria na produção do conhecimento científico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga, Mestre pela Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Adjunta e Pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande.

Attico Inácio Chassot, Centro Universitário Metodista IPA/RS

Pós-Doutor pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha e Doutor em Educação pela UFRGS. Pesquisador e professor titular do Centro Universitário Metodista IPA/RS.

Téléchargements

Publiée

2011-07-01

Comment citer

HENNING, Paula Corrêa; CHASSOT, Attico Inácio. A CIÊNCIA E SUA CONSTITUIÇÃO NA MODERNIDADE: possibilidades para pensar o presente <EM> SCIENCE AND ITS CONSTITUTION IN MODERNITY: possibilities for thinking the present <EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 168–182, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1870. Acesso em: 20 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles d’Appel Constant