O Pragmatismo Epistemológico e a Formação do Professor

Auteurs

  • Suze Scalcon UFSC

Résumé

O presente artigo aborda a influência do pragmatismo epistemológico presente nas políticas educacionais para a Educação Básica gestadas e implantadas nos anos de 1990 no Brasil e, em particular, nas políticas de formação docente. Pontua, de modo principal, a formação de professores como uma questão fundamentalmente ligada ao campo do conhecimento e caracteriza a orientação epistemológica pragmática no âmbito das propostas políticas de formação em nível mundial, representada pela epistemologia da prática profissional. Aborda a questão da formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis, em contraposição aos fundamentos pragmáticos, céticos e relativistas do conhecimento, próprios das políticas sociais neoliberais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Suze Scalcon, UFSC

Suze Scalcon possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1992; 1997), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular da UFSC na cátedra de Desenvolvimento e Aprendizagem. Em 1998 ingressou na carreira do magistério superior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) onde atuou até 2007 na cadeira de Teoria e Prática do Ensino das Séries Iniciais. Seus estudos situam-se no âmbito da Pedagogia Histórico-Crítica no que concerne a questões de ensino e aprendizagem, suas pesquisas voltam-se à contribuição para o desenvolvimento desta teoria quanto as dimensões psicológica e metodológica e nos últimos anos dedica-se a elaboração de bases pedagógicas para o ensino da escrita nesta perspectiva. Participa do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho (GEPETO) da UFSC

Téléchargements

Publiée

2008-07-08

Comment citer

SCALCON, Suze. O Pragmatismo Epistemológico e a Formação do Professor. PerCursos, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. p. 35 – 49, 2008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1576. Acesso em: 20 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles d’Appel Constant