Internacionais de Trabalhadores, Gramsci e a relação trabalho-educação: reflexões para a política educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0210

Palabras clave:

educação contemporânea, movimentos socialistas internacionais de trabalhadores, Antonio Gramsci, relação trabalho-educação

Resumen

Defrontando-se com as contrarreformas neoliberais contemporâneas que aprofundam as desigualdades sociais e educacionais, este artigo tem como objetivo revisitar concepções e propostas de educação e sua relação com o trabalho, presentes historicamente nos movimentos de trabalhadores, e analisar em que medida podem contribuir, hoje, para as ações de resistência e organização de políticas educacionais das classes subalternas nas lutas por hegemonia. A discussão é realizada por meio de um estudo teórico-bibliográfico, que visa à divulgação de ideias do campo socialista para a educação. Indicamos que as propostas para uma educação emancipatória possuem longa trajetória histórica, e que os espaços de participação ativa dos movimentos do século XIX, em particular das Internacionais de Trabalhadores e na Comuna de Paris, foram meios de circulação de ideias pedagógicas para a educação integral da classe trabalhadora. São retomadas as formulações de Karl Marx, Paul Robin, Antonio Gramsci, Anatoli Lounatcharski e Nadezhda Krupskaya sobre o trabalho como princípio educativo. Destacamos as contribuições de Gramsci considerando a atualidade de seu pensamento para o debate educacional contemporâneo, no que diz respeito ao vínculo da escola com o processo de disputa de hegemonia e apreensão da realidade. Desse modo, situamos os desafios para a defesa intransigente da educação pública, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada numa formação humana, integral e científica, que dê aos filhos das classes subalternas a possibilidade de serem dirigentes e construírem o seu próprio futuro.

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Biografía del autor/a

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenadora do Centro de Memória da Educação e o Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Felipe Alencar, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar  na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação Universidade de São Paulo (USP).

 

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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Publicado

2024-07-26

Cómo citar

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALENCAR, Felipe; JACOMINI, Márcia Aparecida. Internacionais de Trabalhadores, Gramsci e a relação trabalho-educação: reflexões para a política educacional: . PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0210, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0210. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24668. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"