Apropriações de Gramsci para a educação das pessoas com deficiências: por que a escola inclusiva não é a escola unitária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0202

Palabras clave:

Educação Inclusiva

Resumen

O presente texto tem por objetivo expor as contradições em torno da defesa de que a escola inclusiva se equipara à Escola Unitária proposta por Gramsci (2001). A exposição parte da análise do livro Gramsci e a Educação Especial (Melo; Rafante; Gomes, 2019), no qual se registra uma série de argumentos que equiparam a Educação Especial na perspectiva inclusiva com a Escola Unitária. Para a análise, além do livro supracitado, partimos do posto no Caderno 12 sobre a Escola Unitária (Gramsci, 2001). Diante da argumentação dos autores sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva e a Escola Unitária em Gramsci (2001), concluímos que os autores tomam as contribuições de Gramsci por um viés pós-estruturalista, desconsiderando a base teórico-metodológica marxista-leninista, a análise da luta de classes e o papel da educação na luta por um outro modelo de sociedade. Por fim, concluímos que a associação entre a concepção de Escola Unitária e a escola inclusiva é um equívoco, dado que esta não é suficiente para garantir estruturalmente a emancipação dos estudantes da educação especial.

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Biografía del autor/a

Liliam Guimarães de Barcelos, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

 

Venícios Cassiano Linden, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Citas

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Publicado

2024-05-27

Cómo citar

BARCELOS, Liliam Guimarães de; LINDEN, Venícios Cassiano. Apropriações de Gramsci para a educação das pessoas com deficiências: por que a escola inclusiva não é a escola unitária. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0202, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24667. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"