“Empretecendo os caminhos”: o Coletivo Mapinduzi e a promoção de intelectualidades negras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0112

Palabras clave:

Pedagogia UECE

Resumen

Diante das históricas lutas dos povos negros no Brasil, ampliam-se as políticas afirmativas e as discussões sobre a urgência de uma sociedade/educação antirracista. Esse movimento encontra barreiras sistemáticas provenientes da branquitude e do racismo e, nas universidades, especificamente, elas impactam negativamente na formação de professores e profissionais da educação. Insurgindo a essa lógica, estudantes universitários do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) aquilombaram-se em 2021, fundando o “Coletivo Mapinduzi”: um grupo de leitura de intelectuais negras, um lugar de afetos, diálogos e resistência. Assim, esse artigo tem como objetivo geral refletir sobre a construção de lugares de promoção da intelectualidade negra a partir da experiência no Coletivo Mapinduzi/ UECE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um relato dessa experiência de aquilombamento estudantil que se fortalece na perspectiva interseccional para discutir a formação docente. Os principais achados confirmam a ausência de estudos de intelectuais negras durante a formação em Pedagogia que denunciam um currículo institucionalmente embranquecido. Destaca-se, ainda, a autonomia, ousadia, poder e experiência de vanguarda escrevivida pelo Coletivo Mapinduzi, ao criar e abrir espaço permanente para apresentar, discutir e construir o pensamento negro dentro da Universidade, acolhendo estudantes, em sua maioria, negras/os/es, desejosas/os/es por conhecer e ser intelectualidades negras.

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Biografía del autor/a

Juliana Silva Santana, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora  da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mar Silva, Prefeitura Municipal de Fortaleza - CE

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). . Professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino do muncípio Fortaleza, CE.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação e Ensino na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Gabriele da Silva Antunes, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Mestranda Interdisciplinar em Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professora da rede municipal de ensino do município de Fortaleza, CE.

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Publicado

2024-08-26

Cómo citar

SANTANA, Juliana Silva; SILVA, Mar; SOUZA, Davison da Silva; ANTUNES, Gabriele da Silva. “Empretecendo os caminhos”: o Coletivo Mapinduzi e a promoção de intelectualidades negras. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0112, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0112. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24345. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/1 "As intelectualidades negras na compreensão do Brasil"