MEMÓRIAS DO ENSINO RURAL: a trajetória singular da professora Élia Maria Thiesen ajuda a compreender a escolarização em Novo Hamburgo (1958/1983)<em>MEMORIES OF EDUCATION THE RURAL</em>
Resumen
Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos rememorados em torno da trajetória de uma professora cuja docência acorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1984. Pretende analisar e compreender como a trajetória se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando o contexto em que se produziram as marcas das memórias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs (2006); Pesavento (2004), Chartier (2002) entre outros, auxiliando na construção de relações e significados acerca das memórias. Esta trajetória singulariza fragmentos da história da educação rural neste município.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-07-10
Cómo citar
SOUZA, JOSÉ EDIMAR. MEMÓRIAS DO ENSINO RURAL: a trajetória singular da professora Élia Maria Thiesen ajuda a compreender a escolarização em Novo Hamburgo (1958/1983)<em>MEMORIES OF EDUCATION THE RURAL</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 184–198, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2310. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Artículos Demanda Continuada
Licencia