FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: a experiência da formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis<EM>TEACHER EDUCATION FOR ETHNO-RACIAL DIVERSITY </EM>
Resumen
Resumo: Esse artigo sistematiza as análises preliminares de uma pesquisa em andamento, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Toma-se como problemática a análise das implicações e desdobramento das orientações curriculares e prescrições legais, na constituição do movimento de formação continuada dos profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino (RME) do município de Florianópolis. A pesquisa tem como referência metodológica a abordagem qualitativa, e se utilizam os seguintes recursos: estudo bibliográfico, análise documental que congrega análise de indicadores quantitativos e entrevistas com sujeitos envolvidos nos cursos de aperfeiçoamento concernentes à temática da Diversidade Étnico-racial. Apresenta-se como justificativa a relevância do tema e a efetivação do cumprimento das leis n. 10639/03, n. 4446/94 e n. 11645/08. Objetiva compreender como se configura o movimento de formação continuada na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais.Descargas
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Publicado
2011-06-27
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DE ARAÚJO DIAS, Karina. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: a experiência da formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis<EM>TEACHER EDUCATION FOR ETHNO-RACIAL DIVERSITY </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 62–80, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2179. Acesso em: 20 dic. 2024.
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