Pode a mulher artista falar? A experiência de Helena Almeida a partir da série Ouve-me (1978-80)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724622502021197

Palabras clave:

feminismo, Helena Almeida, gênero

Resumen

O artigo tem como objetivo, a partir de uma reflexão teórica que aproxima feminismo e marxismo, o estudo de alguns trabalhos da série “Ouve-me”, da artista portuguesa Helena Almeida (1934-2018). Para tanto, as categorias analíticas de género (LAURETIS, 1987), ideologia (HADJINICOLAOU, 1980) e experiência (SPIVAK, 2010) são mobilizadas na análise dos caminhos percorrido pela artista, durante as décadas de 60 e 70. Através de sua prática artística, em que o corpo é elemento chave, observa, pensa, regista e critica o meio social e cultural ao qual esteve inserida.

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Biografía del autor/a

Vera Rozane A. F. Araújo, Universidade de Coimbra, Portugal

Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Doutoranda em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, Portugal.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

ARAÚJO, Vera Rozane A. F. Pode a mulher artista falar? A experiência de Helena Almeida a partir da série Ouve-me (1978-80). PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 197–214, 2021. DOI: 10.5965/1984724622502021197. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/19862. Acesso em: 30 jun. 2024.