Indígenas em contexto urbano e o ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618382017087Resumen
Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido no mestrado profissional em ensino de História (ProfHistória) entre 2014 e 2016. Reflexões sobre a finalidade da História e de seu ensino, a memória e os conceitos de “dever de memória” e “dever de História” serviram como base para se pensar uma realidade quase invisível na região metropolitana do Rio de Janeiro: a presença de indígenas e seus descendentes no contexto urbano. A crença de que o ensino de História pode ser um instrumento de questionamento de paradigmas pautados pela colonialidade necessário para romper com visões estereotipadas e preconceituosas comuns entre a população em geral sobre as populações indígenas, que não permite, por exemplo, a compreensão de indígenas vivendo nas cidades, e de que a visibilidade é um primeiro passo para propiciar uma educação intercultural, motivou a criação de dois materiais pedagógicos que ajudam no cumprimento da lei 11.645/08. O primeiro é uma exposição itinerante com o tema “os indígenas e as cidades”, que já tem circulado em algumas escolas públicas da região; e o segundo, um caderno de atividades que traz a oportunidade de pensar os indígenas no contexto urbano em diversas temporalidades.
Palavras-chave: Índios. Ensino de História. Rio de Janeiro.
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