Linguagem fotográfica e ensino de Geografia: experiências desenvolvidas no PIBID/Geografia/UFGD

Autores/as

  • Flaviana Gasparotti Nunes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016028

Resumen

Considerando a importância e papel fundamental que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem desempenhado na formação de professores nos últimos anos, neste artigo, apresentamos e refletimos sobre algumas experiências desenvolvidas no âmbito desse programa. Nessas experiências, desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental e Médio em escolas da rede estadual de Dourados (MS), procurou-se trabalhar o potencial das linguagens imagéticas, sobretudo a linguagem fotográfica, no ensino de Geografia. O principal objetivo foi permitir o estabelecimento de sentidos geográficos menores a partir da interpretação de registros imagéticos dos alunos da educação básica em relação a temas e situações por eles vivenciados ou observados, além de exercitar habilidades de ensino e aprendizagem geográficas por meio de análises sobre a linguagem fotográfica. Pode-se dizer que o trabalho despertou um olhar mais apurado dos alunos sobre suas vivências e experiências espaciais cotidianas a partir das imagens registradas por eles próprios. As fotografias produzidas pelos alunos provocaram o movimento do pensamento, na medida em que impulsionaram aqueles que as observaram a identificarem elementos, estabelecerem relações, comparações e produzirem indagações sobre o observado. Num momento em que vivenciamos uma série de indefinições e ameaças quanto ao futuro e manutenção do PIBID, defendemos que esse programa contribui significativamente para a formação de professores, assim como para a educação básica. Acreditamos que as experiências e reflexões aqui realizadas trazem elementos que demonstram algumas dessas contribuições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Profa. do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

2017-03-10

Cómo citar

NUNES, Flaviana Gasparotti. Linguagem fotográfica e ensino de Geografia: experiências desenvolvidas no PIBID/Geografia/UFGD. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 28–48, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016028. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016028. Acesso em: 3 jul. 2024.