A inclusão na política educacional do governo Fernando Collor (1990-1992)

Autores/as

  • Caio Augusto Toledo Padilha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015213

Resumen

Este artigo se propõe a analisar a atuação do governo Fernando Collor (1990-1992) no campo educacional, de modo a identificar suas contribuições para a construção de um sistema que promovesse a inclusão de todos os indivíduos. Parte-se da hipótese que, mesmo desafiado por um cenário de grave crise socioeconômica e tendo sido bruscamente interrompido em razão do impeachment, o governo Collor avançou no combate à exclusão das pessoas com deficiência do sistema educacional comum ao propor e, posteriormente, promulgar a lei que deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise de conteúdo de fontes primárias (documentos nacionais) e secundárias (produções científicas), que permitiu constatar contradições na política educacional de Collor pois, à medida que se avançou com o ECA na construção da Educação Inclusiva, se retrocedeu na manutenção do apoio à Educação Especial, através do apoio técnico e financeiro às instituições prestadoras desse tipo de serviço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Augusto Toledo Padilha, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, graduando em Ciência Política e licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, especialista em Gestão Educação pelo Centro Educacional Claretiano, mestre em Educação junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED).

Publicado

2015-11-05

Cómo citar

TOLEDO PADILHA, Caio Augusto. A inclusão na política educacional do governo Fernando Collor (1990-1992). PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 213 – 244, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015213. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015213. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos Demanda Continuada