Modelagem matemática (MM) na educação de jovens e adultos (EJA): contribuições a partir de um metaestudo

Autores/as

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gabriele de Sousa Lins Mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcio Virginio da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015083

Resumen

O número de publicações sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos ainda é tímido no país. Situação análoga pode ser atribuída quando diz respeito a pesquisas que relacionem o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) às tendências da Educação Matemática, no caso específico, a Modelagem Matemática. Esse cenário favorece iniciativas como a da metapesquisa que ora apresentamos, cuja intenção é responder: O que dizem os artigos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, CNMEM, sobre Modelagem Matemática na EJA? Dessa forma, o presente estudo foi estabelecido sob a abordagem qualitativa de pesquisa, segundo uma visão fenomenológico-hermenêutica. O material analisado é decorrente dos anais de cinco conferências. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, que a Modelagem Matemática é uma tendência de ensino compatível com as necessidades dos estudantes da EJA e com a flexibilidade curricular dessa modalidade de ensino, além de mostrar a necessidade de maior disseminação de pesquisas com esse foco no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Ensino

Marcio Virginio da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação

Publicado

2015-11-05

Cómo citar

KLÜBER, Tiago Emanuel; MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; DA SILVA, Marcio Virginio. Modelagem matemática (MM) na educação de jovens e adultos (EJA): contribuições a partir de um metaestudo. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 83 – 117, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015083. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015083. Acesso em: 18 jul. 2024.