O ideário da escola cidadã no âmbito das práticas pedagógicas de uma escola pública da periferia de Florianópolis/SC

Autores/as

  • Aline Fernandes Carrijo No atual momento não está afiliada a nenhuma instituição universitária.
  • Jéferson Dantas UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616302015203

Resumen

Este artigo procura discutir o conceito de cidadania como referência discursiva e argumentativa no interior das formulações políticas no campo educacional, e de como as mesmas são apropriadas pelas famílias e docentes, sobretudo, de uma escola pública e periférica da capital catarinense. Para tanto, delimitamos temporalmente a investigação a partir da aprovação da atual Constituição Federal (1988) até a privatização da escola aqui pesquisada por uma Congregação Marista, ocorrida no final de 2011. Esta escola está localizada num dos territórios do Maciço do Morro da Cruz (Mont Serrat), na área insular da cidade de Florianópolis/SC e, ao longo de um ano e meio, foram realizadas entrevistas e pesquisas bibliográficas e documentais objetivando a compreensão deste conceito polissêmico (cidadania) num território reconhecidamente abandonado pelo Estado e que se escuda por meio de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs). Palavras-chave: Cidadania; Periferia; Maciço do Morro da Cruz; Escola pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Fernandes Carrijo, No atual momento não está afiliada a nenhuma instituição universitária.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009 e Bacharel Licenciada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) também em 2009. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2012. Tem experiência na área da História, atuando nos seguintes temas: identidade, história, rock, cidade e sociabilidades

Jéferson Dantas, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Historiador e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação (EED/CED/UFSC).

Publicado

2015-07-02

Cómo citar

CARRIJO, Aline Fernandes; DANTAS, Jéferson. O ideário da escola cidadã no âmbito das práticas pedagógicas de uma escola pública da periferia de Florianópolis/SC. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 203–220, 2015. DOI: 10.5965/1984724616302015203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616302015203. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artículos Demanda Continuada