Enfrentando distopias contemporâneas: por uma disputa contra-hegemônica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621472020004

Resumen

Tratamos neste artigo sobre as possiblidades de engajamento político-cultural no contexto pandêmico da Covid-19, as reais perspectivas de articulações sociais no âmbito de disputas por políticas que não atendam somente os aspectos da sobrevivência imediata, mas também que visem resoluções no campo democrático que nos levem a uma transformação qualitativa de nossa sociedade. Encontramo-nos diante do sentimento, descrito por Ernst Bloch, de uma “falta de algo” que nos incita a buscar outro modo de vida, os sentidos utópicos que nos levam à efetiva luta. Assim, aqui buscamos elucidar os preceitos das estruturas — tais como os lobbies do setor de tecnologia e seus conglomerados, os avanços antidemocráticos, instrumentalizados pela Lawfare, autoritarismo e anticonstitucionalismo do governo federal brasileiro, os ataques aos trabalhadores da educação e à própria disputa no setor educacional como campo de controle¬ —, que podem nos encaminhar para o rompimento das distopias que cercam o cotidiano da classe trabalhadora, em especial a realidade educacional brasileira e seus desafios e gargalos que se exponenciam com a pandemia da Covid-19.

Palavras-chave: Utopias. Distopias. Neoliberalismo. Educação. Pandemia da Covid-19. Ideologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle do Nascimento Rezera, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora do Centro Universitário Sumaré e Educadora social.

 

Agenor Bevilacqua Sobrinho

Doutor em Artes Cênicas pelo CAC/ECA-USP. Professor   universitário, dramaturgo, editor e escritor.  Pesquisador   do   Grupo   de   Pesquisa “Estudos histórico-críticos e dialéticos de teatro estadunidense e brasileiro” (CNPq).

Citas

BADIOU, Alain. Sobre a situação epidêmica. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.

BALL, Stephen J. Educação Global S.A: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2014.

BALL, Stephen J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 6, n. 2, p.10-32, jul./dez. 2006. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

BAUMAN, Zygmunt. Bauman: Para que a utopia renasça é preciso confiar no potencial humano. Entrevista cedida a [Dennis Oliveira]. Revista Cult, [São Paulo], 09 jan. 2017. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/entrevista-zygmunt-bauman. Acesso em 29 jun. 2020.

BENITES, Afonso. Leilão do 5G no Brasil é novo capítulo da guerra fria do século XXI entre China e Estados Unidos. El País, Brasília, 22 jul. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-07-22/leilao-do-5g-no-brasil-e-novo-capitulo-da-guerra-fria-do-seculo-xxi-entre-china-e-estados-unidos.html. Acesso em: 01 out. 2020.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito da história, 1940. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1, p. 222-232.

BEVILACQUA SOBRINHO, Agenor. A Lente. São Bernardo do Campo: Cia. Fagulha, 2016.

BIANCHI, Álvaro. Estratégia do contratempo: notas para uma pesquisa sobre o conceito gramsciano de hegemonia. Cadernos Cemarx, São Paulo. n. 4, p. 9-39, 2007. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/download/10807/6069. Acesso em: 07 mar. 2020.

BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Análises: não é hora de trabalharmos juntos? São Paulo, 09 abr. 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/analises/fernando-cassio/nao-e-hora-de-trabalharmos-juntos. Acesso em: 12 jun. 2020.

CASTELLS, Manuel. A comunicação em rede está revitalizando a democracia. Entrevista cedida a [Malu Fontes]. Fronteiras do Pensamento, [S.l.], 11 mai. 2015. Disponível em: https://www.fronteiras.com/entrevistas/manuel-castells-a-comunicacao-em-rede-esta-revitalizando-a-democracia. Acesso em: 09 jun. 2020.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.

CASTELLS, Manuel. Tempo de vírus. Unisinos – Adital, São Leopoldo, 27 mar. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597516-tempo-de-virus-artigo-de-manuel-castells. Acesso em: 10 jun. 2020.

EAGLETON, Terry. Ideologia. São Paulo: Boitempo, 1997.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão: O mal-estar na civilização e outros trabalhos: Volume XXI (1927-1931). Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969.

FUNDAÇÃO LEMANN. Apoio às redes públicas de ensino: Fundação Lemann e Imaginable Futures ajudam redes públicas a planejarem ações para viabilizar o ensino remoto com tecnologias educacionais, [São Paulo], 31 mar. 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/apoio-a-redes-publicas-de-ensino. Acesso em: 01 out. 2020.

G1. Ministro do Meio Ambiente defende passar 'a boiada' e 'mudar' regras enquanto atenção da mídia está voltada para a Covid-19, [S.l.], 22 mai. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/22/ministro-do-meio-ambiente-defende-passar-a-boiada-e-mudar-regramento-e-simplificar-normas.ghtml. Acesso em: 01 out. 2020.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça. Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social: Revista de sociologia da USP, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 61-73, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ts/v26n1/05.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

KLEIN, Naomi. Coronavírus pode construir uma distopia tecnológica. Intercept, [Rio de Janeiro], 13 mai. 2020. Disponível em: https://theintercept.com/2020/05/13/coronavirus-governador-nova-york-bilionarios-vigilancia. Acesso em: 2 jul. 2020.

LIGA INSIGTHS. As startups que atuam na educação: As startups brasileiras que estão mudando a educação no Brasil. Liga Insights EdTechs: as startups brasileiras que estão mudando a educação, [S.l.] 2020. Disponível em: https://insights.liga.ventures/estudos-completos/edtechs-educacao. Acesso em: 17 jul. 2020.

LINHART, Danièle. Danièle Linhart. Entrevista cedida a [Jussara Brito; Lúcia Rotenberg; Mary Yale Neves; Simone Oliveira]. Trab. educ. saúde (online), Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 149-160, mar./jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462011000100011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 jan. 2020.

LINHART, Danièle. Linhart: a instituição da expropriação. Entrevista cedida a [Laurent Aucher; Fréderique Barnier]. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 19, n. 1, p. 135-141, 2016. Disponível em: www.revistas.usp.br/cpst/article/view/125908. Acesso em: 5 jan. 2020.

MAGENTA, Matheus. Coronavírus: governo brasileiro vai monitorar celulares para conter pandemia. BBC News Brasil, Londres, 3 abr. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52154128. Acesso em: 1 jul. 2020.

MANDELA, Nelson. Iluminando seu caminho para um futuro melhor. Johannesburg: Instituto Nelson Mandela, 16 jul. 2003. Disponível em: http://db.nelsonmandela.org/speeches/pub_view.asp?pg=item&ItemID=NMS909. Acesso em: 5 mar. 2020.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. In: Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 322-404. (Os Pensadores).

MÉSZÁROS, Istvan. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MIGUEL, Luís Felipe. O colapso da democracia. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

MST. Desde o início da pandemia, MST já doou 3400 toneladas de alimentos, [S.l.], 9 set. 2020. Disponível em: https://mst.org.br/2020/09/09/desde-o-inicio-da-pandemia-mst-ja-doou-3400-toneladas-de-alimentos/. Acesso em: 01 out. 2020.

PAULANI, Leda. Economista Leda Paulani faz alerta sobre propostas econômicas de governo Bolsonaro. PODCAST: No jardim da política. [Locução de]: Marcelo Cruz [S. l.]: Brasil de Fato, 13 dez. 2018. Brasil de Fato. Podcast. Disponível em: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/mobile.m3u. Acesso em: 27 set. 2020.

PERES, Ana Claúdia. Favelas contra o vírus: como as periferias vêm lidando com a pandemia de covid-19, em meio aos problemas cotidianos e diante da ausência de ações governamentais. Radis, Rio de Janeiro, 5 mai. 2020 Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/favelas-contra-o-virus. Acesso em: 01 out. 2020.

PITASSI, Claudio; LEITÃO, Sergio Proença. Tecnologia de informação e mudança: uma abordagem crítica. Revista Administração de empresas, São Paulo, v. 42, n. 2, abr./jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v42n2/v42n2a07.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

REDE BRASIL ATUAL. Educação em SP. Frequência de alunos no ensino a distância de Doria não chega a 30%. Rede Brasil Atual, [São Paulo], 29 mai. de 2020. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2020/05/ensino-a-distancia-apeoesp-doria. Acesso em: 08 jun. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Porto: Almedina, 2020.

SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. Administração da educação pública no Brasil: as parcerias público-privadas. Revista Exitus [Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA], Santarém, v. 2, n. 1, p. 95-114, 2012. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/70. Acesso em: 22 jan. 2020.

SCHREIBER, Mariana. Coronavírus: uso de dados de geolocalização contra a pandemia põe em risco sua privacidade? BBC News Brasil, Brasília, 21 abr. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52357879. Acesso em: 21 abr. 2020.

SUDRÉ, Lu. Para combater a “pandemia da fome”, MST já doou mais de 600 toneladas de alimentos. Brasil de Fato, São Paulo, 11 mai. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/05/11/para-combater-a-pandemia-da-fome-mst-ja-doou-mais-de-600-toneladas-de-alimentos. Acesso em: 1 jul. 2020.

TAM, Gloria; EL-AZAR, Diana. Três maneiras pelas quais a pandemia de coronavírus pode reformular a educação. Fórum Econômico Mundial e Minerva Project, [Cologny], 13 mar. 2020. Disponível em: 3 ways the coronavirus pandemic could reshape education. Acesso em: 10 jun. 2020.

VIANA, Natalia; NEVES, Rafael. O FBI e a Lava Jato. Pública; Intercept, [São Paulo], 01 jul. 2020. Disponível em: https://apublica.org/2020/07/o-fbi-e-a-lava-jato. Acesso em: 1 jul. 2020.

ŽIŽEK, Slavoj. PANDEMIC!: COVID-19 shakes the world. New York: OR Books, 2020.

ZUBOFF, Shoshana. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: PublicAffairs, 2019.

Publicado

2021-01-28

Cómo citar

DO NASCIMENTO REZERA, Danielle; BEVILACQUA SOBRINHO, Agenor. Enfrentando distopias contemporâneas: por uma disputa contra-hegemônica. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 004–030, 2021. DOI: 10.5965/1984724621472020004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/18227. Acesso em: 24 nov. 2024.