O conceito de Pré-história nos livros didáticos de História no Brasil

Autores/as

  • Ana Lúcia do Nascimento Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
  • Juliana Alves de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Luiz Adriano Lucena Aragão Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621472020277

Resumen

Este artigo trata sobre o conceito de Pré-história nos livros didáticos de História no Brasil. A intenção é demonstrar o diálogo existente entre a historiografia acadêmica e a literatura didática acerca da periodização histórica que organiza a narrativa presente no livro didático, sobretudo, após a criação e consolidação do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD, responsável pela avaliação da qualidade historiográfica e pedagógica dos livros didáticos a partir da década de 1990. Para tal, analisamos 5 (cinco) livros didáticos de História do 6º ano mais usados nas escolas públicas brasileiras (PNLD 2017-2019), usando os pressupostos metodológicos estabelecidos pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) e a História dos Conceitos (KOSELLECK, 2006), na busca de compreender as mudanças e as permanências nos sentidos atribuídos ao termo Pré-História (FUNARI, 2013). Os resultados obtidos com a investigação revelam as estratégias desenvolvidas pelos livros didáticos de história para manter o termo Pré-História na narrativa central do texto didático, mesmo após as reconfigurações dos livros didáticos estimuladas pelo PNLD, na tentativa de superar a perspectiva cronológica e eurocêntrica da historiografia escolar. Nota-se que, as estratégias se materializam na adoção de um nova semântica (palavra, termo, discurso) para explicar a “origem” da história, da escrita e da sociedade ou no uso de nova acepção para o termo Pré-história.

Palavras-chave: Pré-história. Livros didáticos. Programa Nacional do Livro Didático.

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Biografía del autor/a

Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Pós-Doutora em História pela Faculdade de Letras do Porto. Doutora em História pela Univ. Federal de Pernambuco - UFPE. Professora aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE.

Juliana Alves de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em História pela Univ. Federal de Pernambuco - UFPE. Professora da Univ. Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e do Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória da UFPE/UFRPE.

Luiz Adriano Lucena Aragão, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Mestre em História pela Univ. Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Aux. Em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE.

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Publicado

2021-01-28

Cómo citar

DO NASCIMENTO OLIVEIRA, Ana Lúcia; ALVES DE ANDRADE, Juliana; LUCENA ARAGÃO, Luiz Adriano. O conceito de Pré-história nos livros didáticos de História no Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 277–302, 2021. DOI: 10.5965/1984724621472020277. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17698. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos Demanda Continuada