Reflexiones educativas de Gramsci desde la cárcel: apuntes sobre la educación represiva.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0209

Palabras clave:

educación, educación represiva, política, ideología, Antonio Gramsci.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a educação repressiva como fundamento da sociedade capitalista que, de forma latente ou real, é permeada em sua estrutura social e política pela violência. O aporte teórico é o materialismo histórico a partir dos escritos de Antonio Gramsci, para o qual o modo de vida e as formas de organização coletiva vivem um processo formativo permanente. Iniciamos com os escritos políticos de 1916 a 1920, nos quais a reflexão sobre a censura exercida pelo Estado italiano no período da Primeira Grande Guerra, o recrudescimento da reação e da violência quando a ordem do capital perde o domínio das forças produtivas, até a pressão permanente na luta política e na posterior repressão ostensiva do movimento fascista. Na sequência, recuperamos, em notas, as reflexões do autor sobre educação repressiva nas Cartas do Cárcere.

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Biografía del autor/a

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

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Publicado

2024-07-26

Cómo citar

SCHLESENER, Anita Helena. Reflexiones educativas de Gramsci desde la cárcel: apuntes sobre la educación represiva. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0209, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/23828. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"