OS DOCENTES RELACIONADOS ÀS IMIGRAÇÕES E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL <EM> THE TEACHERS CONNECTED TO THE IMMIGRATIONS AND THE PROFESSIONAL INITIAL GRADUATION </EM>
Abstract
Atualmente, a sociedade francesa se questiona sobre a conscientização da diversidade, através de uma reestruturação das suas instituições e das missões que lhes forem atribuídas. Essa reconsideração da real pluralidade nacional não é feita apenas através do prisma da imigração, mas será a partir dessa perspectiva que vamos nos concentrar e refletir. É esse modo particular da escola pública para analisar a questão da imigração, através de seus funcionários, seu público e as suas missões, que permite reconhecer como esta transformação do contrato social francês ocorre. Será esta uma renovação radical, em que a pluralidade é uma fonte de criação, ou será, contrariamente, transformações periféricas que exigem pouco engajamento da sociedade e dos indivíduos em novas direções? O recurso de uma particularidade cultural e social por parte do corpo docente, ligação à imigração por descendência, favorece um ir e vir heurístico entre os posicionamentos individuais, as histórias pessoais e as histórias sociais, particularmente àquelas da escola pública francesa. Portanto, nos perguntando sobre as abordagens do papel dos Docentes Relacionados às Imigrações na França, sentimos a necessidade de analisar os conteúdos da formação profissional inicial, para compreender o papel que assume no processo cultural de inserção profissional.Downloads
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Published
2011-06-27
How to Cite
CESBRON, Florence. OS DOCENTES RELACIONADOS ÀS IMIGRAÇÕES E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL <EM> THE TEACHERS CONNECTED TO THE IMMIGRATIONS AND THE PROFESSIONAL INITIAL GRADUATION </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 27–47, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2293. Acesso em: 20 dec. 2024.
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