O educador infantil: políticas e formação na contemporaneidade <em>DOI: 10.5965/198472461426201326</em>
Abstract
Considerando as repercussões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente desde 1996 são apresentadas análises do contexto contemporâneo, no qual a educação infantil figura como um direito social. Esse artigo, de natureza teórica, tem como objetivo apresentar, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação de professores para o Curso de Pedagogia. Tratou-se de uma pesquisa documental com enfoque dialético: apóia-se na abordagem histórico-cultural. Pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), tendo em vista as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001 com a formação e com a atuação de professoras e professores. Os aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa focalizam a importância da formação do professor e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras da aprendizagem e desenvolvimento das crianças em creches e pré-escolas, no que diz respeito às especificidades para a futura atuação na Educação Infantil.Downloads
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Published
2013-08-02
How to Cite
DUARTE, Luzia Franco; SOUZA, Maria Cecília Braz Ribeiro de. O educador infantil: políticas e formação na contemporaneidade <em>DOI: 10.5965/198472461426201326</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 26–39, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/198472461426201326. Acesso em: 20 dec. 2024.
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