A contribuição de Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0212

Palavras-chave:

Gramsci, educação pública, classe burguesa

Resumo

O presente artigo, vinculado a um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, aborda a contribuição teórico-metodológica de Antonio Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação pública. Nessa direção, o artigo: i) destaca a contribuição do autor sobre produção do conhecimento e sua finalidade; ii) aponta os conceitos centrais para a análise do referido objeto; iii) apresenta exemplos da atuação da burguesia para ordenar a escolarização da classe trabalhadora. Ao acentuar que a educação precisa ser abordada na relação com a hegemonia, o artigo ressalta que a atualidade do pensamento de Gramsci reside também na definição de elementos para a construção do projeto anticapitalista de educação comprometido com a emancipação humana.

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Biografia do Autor

André Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mônica Dias Medeiros Pires, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mônica Jardim Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Prefeitura Municipal de  Juiz de Fora - MG.

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

MARTINS, André Silva; PIRES, Mônica Dias Medeiros; LOPES, Mônica Jardim. A contribuição de Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação brasileira. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0212, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0212. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24666. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"