SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: socialização, reprodução ou emancipação?<em> THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: socialization, reproduction or emancipation?</em>
Resumo
Este artigo propõe o debate sobre a importância das teorias sociológicas e, especificamente das teorias sociológicas da educação, para que o professor de sociologia do ensino médio pense sua prática em sala de aula. Isto porque as teorias sociológicas da educação explicam realidades educacionais e explicam práticas educacionais. Assim, argumenta-se que o professor de sociologia do ensino médio, deve ser formado em Ciências Sociais, ter um conhecimento consistente em teorias sociológicas e metodologias de pesquisa, além do conhecimento profundo das teorias sociológicas da educação. Neste artigo apresentaremos as implicações teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, da teoria da reprodução das estruturas sociais de Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação que propõem uma educação para emancipação: a escola unitária de Antonio Gramsci e a educação como ampliação da democracia social de Boaventura de Sousa Santos. Com este debate pretendemos refletir sobre: como as teorias sociológicas da educação auxiliam o professor a explicar o problema da educação sob o ponto de vista sociológico e a compreender, que ao adotar uma postura pedagógica, esta postura traz consigo, explícita ou implicitamente, um embasamento teórico assim como implicações práticas nas relações entre professores e alunos e no ensino da sociologia.Downloads
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Publicado
2012-07-10
Como Citar
PEREIRA, Luiza Helena. SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: socialização, reprodução ou emancipação?<em> THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: socialization, reproduction or emancipation?</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 60–80, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2433. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
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