Aprender pesquisando, ensinar aprendendo: percursos formativos que reinventam práticas e saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618382017063Resumo
As considerações deste artigo são resultado de um deslocamento proveniente da atividade reflexiva fundamentada em duas dimensões intercomunicantes e fundantes: a prática docente no Ensino Básico e as pesquisas acadêmicas no Mestrado Profissional de Ensino de História (ProfHistória). Apresentaremos e analisaremos os pressupostos teóricos do campo da Educação Histórica que respaldam nossa problemática investigativa. Para tal, abordaremos: a consciência histórica como forma de apropriação e significação do passado que se configura como um importante referencial nas ações e práticas dos indivíduos; os modelos de progressão do raciocínio dos estudantes; e o conceito de literacia histórica. Posteriormente, aprofundaremos nossa reflexão sobre os conceitos substantivos e meta-históricos, considerando-os elementos estruturantes da matriz disciplinar da História.
Palavras-chave: Educação Histórica. Aprendizagem Histórica. Consciência Histórica. Literacia Histórica. Conceitos Históricos.
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