A perspectiva enunciativista e a prática de análise linguística: encaminhamentos de ordem metodológica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618372017151Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas a um dos eixos norteadores da disciplina de Língua Portuguesa, a análise linguística, que, vinculada aos eixos de leitura, escrita e oralidade, apresenta particularidades significativas para uma efetiva apropriação da língua nos processos de ensino e aprendizagem. A discussão busca, dessa forma, compreender as contribuições da perspectiva enunciativista para o trabalho com análise linguística, e, para materializar tal proposta, apresentamos uma atividade de análise a partir de uma crônica – considerando os fundamentos bakhtinianos, buscamos robustecer a literatura da área da educação linguística, embasando-nos, para isso, nas teorizações de Geraldi (2003 [1991]); Antunes (2003); Mendonça (2006) e Cerutti-Rizzatti; Cassol Daga e Catoia Dias (2014).
Palavras-chave: Análise Linguística. Língua Portuguesa. Processos de Ensino e Aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença