O PIBID e a formação de professores de Geografia no Sertão do Sisal: práticas, narrativas e experiências de iniciação à docência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724617352016004Resumo
Neste texto, a partir de narrativas de professores de Geografia em formação inicial, intencionamos apresentar as ações que compõem a proposta do subprojeto do PIBID “Formação docente e Geografia escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico”, em desenvolvimento na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, abrangendo 6 (seis) escolas – 3 (três) rurais e 3 (três) urbanas – de ensino fundamental e médio, de 3 (três) municípios do Território de Identidade do Sisal: Conceição do Coité, Serrinha e Teofilândia, e envolvendo 57 (cinquenta e sete) bolsistas, divididos em três grupos, a saber: 45 (quarenta e cinco) bolsistas de iniciação à docência, 9 (nove) bolsistas de supervisão e 3 (três) bolsistas responsáveis pela coordenação. Trata-se de uma proposta de formação que tem como principal objetivo articular a Universidade à escola básica, por meio do desenvolvimento de ações situadas no campo de formação do professor de Geografia, contempladas nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. O referido subprojeto, ancorado em diversas linguagens, como artefatos didático-pedagógicos e no método (auto)biográfico, potencializa outros modos de conceber a formação docente, o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares de Geografia na educação básica. As narrativas dos bolsistas de Iniciação à Docência e de Supervisão sinalizam as contribuições do PIBID à formação inicial e continuada de professores e destacam, ainda, a relevância das vivências e experiências formativas realizadas no cotidiano das escolas, no processo de aprendizagem docente.
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