A inclusão na política educacional do governo Fernando Collor (1990-1992)

Autores

  • Caio Augusto Toledo Padilha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015213

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a atuação do governo Fernando Collor (1990-1992) no campo educacional, de modo a identificar suas contribuições para a construção de um sistema que promovesse a inclusão de todos os indivíduos. Parte-se da hipótese que, mesmo desafiado por um cenário de grave crise socioeconômica e tendo sido bruscamente interrompido em razão do impeachment, o governo Collor avançou no combate à exclusão das pessoas com deficiência do sistema educacional comum ao propor e, posteriormente, promulgar a lei que deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise de conteúdo de fontes primárias (documentos nacionais) e secundárias (produções científicas), que permitiu constatar contradições na política educacional de Collor pois, à medida que se avançou com o ECA na construção da Educação Inclusiva, se retrocedeu na manutenção do apoio à Educação Especial, através do apoio técnico e financeiro às instituições prestadoras desse tipo de serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Augusto Toledo Padilha, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, graduando em Ciência Política e licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, especialista em Gestão Educação pelo Centro Educacional Claretiano, mestre em Educação junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED).

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

TOLEDO PADILHA, Caio Augusto. A inclusão na política educacional do governo Fernando Collor (1990-1992). PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 213 – 244, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015213. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015213. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua