Interculturalidade, colonialidade e povo Guarani – a busca da Terra sem Males

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724622482021109

Palavras-chave:

Interculturalidade, Povo Guarani, Colonialidade, Terra sem Males

Resumo

Este artigo tem como objetivo convidar a uma reflexão sobre os processos de colonização sofridos pelos povos indígenas da América Latina, em particular, os guaranis. O artigo se caracteriza como uma pesquisa de caráter teórico-epistemológico e de revisão bibliográfica. Elegemos a intercultura como a perspectiva epistemológica (CANCLINI, 2006) para a construção de um diálogo onde as culturas não se sobreponham umas às outras, mas sim, que dialoguem entre elas com o objetivo de construir novas formas de pensar as relações culturais como processos interculturais. Propomos um conhecimento que privilegie o contato entre a cultura local e a global (GEERTZ, 2009) sem ter como orientação a hierarquização das formas de entender, de fazer e de promover as relações entre as diferentes culturas que se cruzam e entrecruzam. Como reflexão final, trazemos o modo/concepção de viver dos povos Guarani, a concepção mística/religiosa da “busca da Terra sem Males”. Partimos do princípio de que a busca da terra sem males transforma o modo como os indígenas guaranis enxergam os percursos da vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Sandra Maders, Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora da Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Valdo Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Phd em Antropofagia Cultural Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

MADERS, Sandra; BARCELOS, Valdo. Interculturalidade, colonialidade e povo Guarani – a busca da Terra sem Males. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 109–127, 2021. DOI: 10.5965/1984724622482021109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/18979. Acesso em: 28 mar. 2024.