O cuidado com as imagens de crianças nos estágios de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724623512022498

Palavras-chave:

estágios, direito à própria imagem, crianças, ética

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir como a escola aborda o direito de imagem da criança, de modo a refletir positivamente para os registros dos trabalhos dos alunos do curso de Pedagogia nas escolas de estágio, sendo escolas mescladas entre privado e público, dos Anos Iniciais, Educação Infantil e alguns espaços não escolares (Lar de idosos, Centro de condutores, Secretária de Educação). Recorremos à coleta de dados documental realizada em relatórios de observação desde o ano de 2014 até 2019, do estágio supervisionado do curso de Pedagogia, e sobretudo aos dados coletados nas escolas de estágio pelos alunos do curso. Argumentamos com base nos resultados encontrados que é necessária uma mudança de atitudes quanto ao uso da imagem das crianças na escola, começando com reflexões importantes sobre o assunto em cursos de formação de professores, almejando uma mudança comportamental que possa proteger a criança nesse sentido, quando falamos em prática pedagógica. Em especial, uma prática diferenciada pelos estagiários em seus campos de estágio no tocante ao registro das atividades realizadas.

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Biografia do Autor

Cristiane Lumertz Klein Domingues, Centro Universitário Cesuca

Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora do Centro Universitário Cesuca.

Gabriele Bonotto Silva, Centro Universitário Cesuca

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Professora do Centro Universitário Cesuca.

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Publicado

2022-05-13

Como Citar

DOMINGUES, Cristiane Lumertz Klein; SILVA, Gabriele Bonotto. O cuidado com as imagens de crianças nos estágios de pedagogia. PerCursos, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 498–514, 2022. DOI: 10.5965/1984724623512022498. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17075. Acesso em: 5 nov. 2024.