As contribuições das exposições de arte para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0005

Palavras-chave:

artes visuais, escola, espaço expositivo

Resumo

As exposições escolares de arte fazem parte das práticas pedagógicas em artes visuais, ocupando salas de aula e corredores, com produções artísticas de alunos em murais, paredes ou painéis. Sua presença evidencia a necessidade de ampliar a discussão sobre a importância de a escola contar com espaços que possam ser destinados à mostra das produções dos alunos, bem como desenvolver atividades em galerias, centros de arte ou museus. Mas, como as exposições escolares de arte contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais? Elas estabelecem relação com espaços expositivos fora da escola? De que maneira? A partir de uma abordagem histórica e crítica, realizamos uma revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender como as exposições escolares de arte contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais, avaliando a relação entre essas práticas e os espaços expositivos fora do ambiente escolar. Os resultados indicam que as exposições representam uma estratégia de ensino e aprendizagem em artes visuais que contribuem para trazer o mundo da arte para dentro da escola, voltando-se para a própria realidade escolar criando ambientes que permitem a realização de mostras das produções artísticas dos alunos, em conformidade com o contexto em que estão inseridas. Essas ações promovem a aproximação entre alunos, professores e a comunidade escolar, fortalecendo laços afetivos e reforçando intenções pedagógicas e estéticas, e também indicam a necessidade de haver ações sistematizadas que articulem plataformas digitais, arte contemporânea e os espaços expositivos, tanto dentro quanto fora da escola.

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Publicado

20-11-2025

Como Citar

GRAEFF, Elivane Gonçalves; FERNANDES, Vera Lúcia Penzo. As contribuições das exposições de arte para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais . Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/2175234617422025e0005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/27268. Acesso em: 21 nov. 2025.