Asikainen & Macêdo: as bordas entre a arte e a ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020262

Palavras-chave:

arte contemporânea, colaboração artística, ambientalismo

Resumo

Nesta entrevista a jornalista Néri Pedroso conversa com Henna Asikainen e Silvana Macêdo a respeito da exposição de caráter retrospectivo intitulada Intraduzível (2018), que celebra os 20 anos de colaboração entre as duas artistas. Abordamos questões acerca do conteúdo e resultado formal das suas pesquisas e ações artísticas colaborativas, seus diálogos com a ciência, suas preocupações ambientais e sociais, aspectos das suas biografias, idiomas e paisagens dos seus contrastantes países de origem, a Finlândia e o Brasil. A entrevista com Henna Asikainen foi traduzida para o português, mas incluímos também a versão original em inglês ao final do texto.

Biografia do Autor

Silvana Barbosa Macêdo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

UDESC, Florianópolis, SC, Brasil, silvana_b_macedo@hotmail.com

Pesquisa o diálogo entre arte, ciência, natureza e tecnologia. Mais recentemente desenvolve pesquisas na área de gênero, feminismos e autobiografia. Professora do Departamento de Artes Visuais e PPGAV, UDESC, atua na área de multimeios. Doutorado em Artes Visuais, UNN - Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, UK (2003).

Neri Pedroso

Formada em comunicação social/jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), vive e atua em Florianópolis (SC). Jornalista, diretora da NProduções, microempresa voltada para projetos no campo da cultura. Experiência em jornalismo cultural, editou o caderno “Anexo”, do jornal “A Notícia” (1989/1993 e 2000/2005), o caderno “Plural” do “Notícias do Dia” (2008- 2011), onde também atuou como editora executiva. É autora do livro “Hassis” (Tempo Editorial) e “Coletiva de Artistas de Joinville: Construção Mínima de Memória” (Fundação Cultural de Joinville) e do catálogo/livro “Superlativa Marina” (Instituto Juarez Machado). Assina artigos em livros, como “Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções]”, “Construtores das Artes Visuais – Cinco Séculos de Arte em Santa Catarina Vol. 1” (Tempo Editorial), “Percurso do Círculo – Schwanke Séries, Múltiplos e Reflexões” (Contraponto), entre outros. Ao lado de Maria Regina Schwanke Schroeder e Rosângela Cherem, é organizadora do livro “'Interlocuções Possíveis: Kosuth e Schwanke'” (Instituto Schwanke). Integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e a Academia Catarinense de Artes e Letras (Acla). Sócia-fundadora do Instituto Schwanke, em Joinville, no qual já atuou como presidente e hoje é vice-presidente.

Henna Maaria Asikainen

Artista finlandesa, residente em Newcastle, Inglaterra. PhD in Fine Art Practice, Northumbria University, Newcastle, UK, mestre em artes visuais (M.A.Fine Art), Northumbria University, Newcastle, UK, e Bacharel em Artes Visuais pela Karelia University of Applied Sciences, Joensuu, Finlândia. Seus interesses e pesquisas são em torno da relação humana com o meio ambiente e natureza, associados ao desejo de contribuir com o entendimento das complexas questões sociais e ecológicas que emerge destas áreas de conhecimento e que servem de base para sua prática artística. Seu trabalho se desenvolveu através de parcerias e colaborações com vários artistas e levaram a uma leitura mais humanizada e politizada dos espaços de disputa do ambientalismo. Trabalha com diversos meios, como video, instalação, gravura, fotografia, trabalhos site-specific e ações participativas.  Entre os projetos recentes, destaca a residencia na ISIS Arts, Newcastle, (2017); Blanket (2016) instalação com a participação de refugiados politicos no Reino Unido.

Referências

CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010.

ORTEGA Y GASSET, J. “The Misery and the Splendor of Translation”, In: Theories of Translation: an Anthology of Essays from Dryden to Derrida. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

LOSEKANN, C.; SANTOS, J. V. “A extinção da política ambiental no Brasil e os riscos para a vida no planeta”. Entrevista com Cristiana Losekann. Instituto Humanitas UNISINOS, publicação online em 17 de julho de 2019. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/590855-a-extincao-da-politica-ambiental-no-brasil-e-os-riscos-para-a-vida-no-planeta-entrevista-especial-com-cristiana-losekann> Acesso em: 25.10.2019.

Downloads

Publicado

2020-01-01