A casa enquanto paisagem na obra de artistas brasileiras: Rosana Paulino, Conceição Evaristo e Aline Motta
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020035Palavras-chave:
arte contemporânea, feminismo, paisagem, domesticidadeResumo
A partir da leitura de obras, relatos orais e textos teóricos, este artigo pretende investigar o quintal e o espaço doméstico enquanto paisagem, ativados poeticamente pela imagem da mãe (e ancestralidades em geral), na obra de três artistas/autoras brasileiras da contemporaneidade: Conceição Evaristo, Rosana Paulino e Aline Motta. Articulando a teoria feminista negra brasileira e afroamericana com os conceitos de cartografia psicossocial trabalhados por Suely Rolnik, pretende-se traçar possibilidades de leitura dessas obras que podem não corresponder às ferramentas tradicionais de crítica de arte.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.
ANTONACCI. C. M. Rosana Paulino: Enunciações Poéticas de Arte Africana Contemporânea. Rebento, São Paulo, n. 6. Maio 2017.
Disponível em: <http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/issue/view/15/showToc> Acesso em: setembro 2019.
EVARISTO, Conceição. (org) Marcos Antônio Alexandre. Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p 16-21.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo, políticas arrebatadoras. 6. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
MENEZES, Hélio. Disponível em: <http://alinemotta.com/Pontes-sobre-Abismos-Bridges-over-the-Abyss-fotografias-photography>. Acesso em 27.09.2019
RIBEIRO, Djamila. “O que é lugar de Fala”. Belo Horizonte: Letramento, Justificando, 2017
ROLNIK, Suely e GUATARRI, Félix. Micropolítica. Cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina. Editora da UFRGS, 2016.
Rosana Paulino: a costura da memória. Catálogo Pinacoteca. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
TVARDOVSKAS, L. S. Dramatização dos corpos, arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.
TVARDOVSKAS , L. S. Tramas feministas na arte contemporânea brasileira e argentina: Rosana Paulino e Claudia Contreras. Artelogie, n° 5. Paris, n. 5. Outubro 2013.
Disponível em: <http://cral.in2p3.fr/artelogie/spip.php?article246>. Acesso em: setembro 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lorena Galery Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade