O modelo TARGET e possibilidades de sua transposição para a educação musical
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0208Palavras-chave:
Modelo TARGET, Educação musical, Metas de realização, MotivaçãoResumo
O modelo TARGET é um modelo de intervenção pedagógica que propõe a gestão, pelo professor, de seis dimensões (tarefa, autoridade, reconhecimento, agrupamento, avaliação e tempo) que são influentes sobre a estrutura educacional da sala de aula e sobre a motivação para aprender dos estudantes. Tomando como fundamentação esse modelo, o objetivo do presente trabalho consistiu em investigar a aplicação do modelo TARGET na educação e propor formas de transpô-lo mais especificamente à educação musical. A metodologia utilizada para esse fim foi a revisão sistemática de literatura, realizada nas plataformas Portal de Periódicos CAPES, ProQuest e Web of Science, que resultou na identificação e análise de 12 artigos. Como resultado desta pesquisa, foram exploradas possíveis aplicações das seis dimensões do modelo TARGET na educação musical, de modo que futuras pesquisas possam verificar na prática a viabilidade e os efeitos das propostas apresentadas.
Downloads
Referências
AMES, Carole. Classrooms: Goals, structures, and student motivation. Journal of Educational Psychology, v. 84, nº 3, p. 261–271, 1992. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/0022-0663.84.3.261>. Acesso em: 27 abr. 2025.
ANDERMAN, Eric M.; AUSTIN, Chammie C.; JOHNSON, Dawn M. The Development of Goal Orientation. In: WIGFIELD, Allan; ECCLES, Jacquelynne S. Development of Achievement Motivation. San Diego: Academic Press, 2001. p. 197-220.
ANDRADE, Margaret Amaral de; WEICHSELBAUM, Anete Susana; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Critérios de avaliação em música: um estudo com licenciandos. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 3, p. 53-67, 2008. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1625/964>. Acesso em: 16 abr. 2025.
BARKOUKIS, Vassilis; KOIDOU, Eirini; TSORBATZOUDIS, Haralambos. Effects of a motivational climate intervention on state anxiety, self-efficacy, and skill development in physical education. European Journal of Sport Science, v. 10, nº 3, p. 167-177, 2010. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17461390903426634>. Acesso em: 27 abr. 2025.
BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Peirópolis, 2011.
BROPHY, Jere. Goal Theory. In: BROPHY, Jere. Motivating Students to Learn. 3 ed. New York: Routledge, 2010. p.71-100.
CECCHINI, Jose Antonio; FERNANDEZ-RIO, Javier; MENDEZ-GIMENEZ, Antonio; CECCHINI, Christian; MARTINS, Laura. Epstein 's TARGET Framework and Motivational Climate in Sport: Effects of a Field-Based, Long-Term Intervention Program. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 9, nº 6, p. 1325-1340, 2014. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1260/1747-9541.9.6.1325>. Acesso em: 27 abr. 2025.
COUTTS, Leah. Selecting motivating repertoire for adult piano students: A transformative pedagogical approach. British Journal of Music Education, v. 35, nº 3, p. 1–15, 2018. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-music-education/article/abs/selecting-motivating-repertoire-for-adult-piano-students-a-transformative-pedagogical-approach/BB0811C58E3C43CD1BB09509CB228CF4>. Acesso em: 27 abr. 2025.
CREMADES-ANDREU, Roberto; LAGE-GÓMEZ, Carlos. Different forms of students’ motivation and musical creativity in secondary school. British Journal of Music Education, v. 41, nº 1, p. 20–30, 2024. Disponível em: <https://doi.org/10.1017/S0265051723000232>. Acesso em: 27 abr. 2025.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: a psicologia do alto desempenho e da felicidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.
ELBE, Anne-Marie; SANCHEZ, Xavier; OTTEN, Sabine; DANKERS, S. Promoting psychological integration within culturally diverse school classes: a motivational climate intervention in the physical education context. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 20, nº 6, p. 1651–1667, 2022. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1612197X.2021.2003418>. Acesso em: 27 abr. 2025.
ELLIOT, Andrew J. Competition and achievement outcomes: A hierarchical motivational analysis. Motivation Science, v. 6, nº 1, p. 3–11, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/mot0000164>. Acesso em: 27 abr. 2025.
ELLIOT, Andrew J. A Conceptual History of the Achievement Goal Construct. In: ELLIOT. Andrew J.; DWECK, Carol S. Handbook of Competence and Motivation. New York: The Guilford Press, 2005. p. 52-72.
ELLIOT, Andrew J.; MURAYAMA, Kou; PEKRUN, Reinhard. A 3 X 2 achievement goal model. Journal of Educational Psychology, v. 103, 2011. p. 632–648. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/a0023952>. Acesso em: 2 set. 2025.
EPSTEIN, Joyce L. Family structures and student motivation: A developmental perspective. In: AMES, Carole; AMES, Russel (Org.). Research on motivation in education. 3. ed. California: Academic Press, 1989. p. 259-295.
EPSTEIN, Joyce L. Effective schools or effective students? Dealing with diversity. In: HAWKINS, R.; MACRAE, B. (Org.). Policies for America’s public schools: Teachers, equity, and indicators. Ablex Publishing: New York, 1988. p. 89–126.
FREITAS, Alexandre Siqueira de. Avaliar é desvendar metáforas: reflexões sobre avaliação em Educação Musical. Revista Vórtex, Curitiba, v. 6, nº 3, p. 1-17, 2018. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/2641/1752>. Acesso em: 16 abr. 2025.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73.
GREEN, Lucy. Group cooperation, inclusion and disaffected pupils: some responses to informal learning in the music classroom. Music Education Research, v. 10, nº 2, p. 177-192, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/14613800802079049>. Acesso em: 16 abr. 2025.
GROSSI, Cristina. Avaliação da audição musical: perspectivas de estudantes de graduação e compositores brasileiros. Música em Contexto, Brasília, n. 3, p. 61-92, 2009. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11055>. Acesso em: 27 abr. 2025.
GROSSI, Cristina de Souza. Avaliação da percepção musical na perspectiva das dimensões da experiência musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, nº 6, p. 49-58, 2001. Disponível em: <https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/442>. Acesso em: 27 abr. 2025.
KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. Desenvolvimento musical: questão de herança genética ou de construção? Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, nº 17, p. 39-48, 2007. Disponível em: <https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/279/209>. Acesso em: 11 abr. 2025.
LAZZARIN, Luís Fernando. Música: produto ou processo? A educação musical responde. Educação, v. 32, nº 1, p. 495-506, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/688>. Acesso em: 11 abr. 2025.
LAZZARONI; Paloma Mattos. A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais: ênfase na patinação artística. 54f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172040>. Acesso em: 06 set. 2021.
LAYNE, Todd; HASTIE, Peter. Student and Teacher Responses to a High Autonomy Climate in Physical Education within a Sport Education Season. Revue phénEPS, v. 4, nº 1, p. 1-13, 2012. Disponível em: <https://ojs.acadiau.ca/index.php/phenex/article/view/1455> Acesso em: 27 abr. 2025.
LOWE, Geoffrey M. Competition Versus Cooperation: Implications for Music Teachers following Students Feedback from Participation in a Large-scale Cooperative Music Festival. Australian Journal of Teacher Education, v. 43, nº 5, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.14221/ajte.2018v43n5.6>. Acesso em: 27 abr. 2025.
MAEHR, Martin L.; ZUSHO, Akane. Achievement Goal Theory: The Past, Present, and Future. In: WIGFIELD, Allan; WENTZEL, Kathryn R. Handbook of motivation at school. Nova York: Routledge, 2009. p. 77-104.
MANFREDO, J. Effective Time Management in Ensemble Rehearsals. Music Educators Journal, v. 93, n. 2, pag. 42-46, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/002743210609300219>. Acesso em: 03 set. 2025.
MARANTE, Wallace Oliveira; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Clima motivacional e educação física escolar: relações e implicações pedagógicas. Motriz, Rio Claro, v. 12, nº 3, p. 201-216, 2006. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/139/349>. Acesso em: 06 set. 2024.
MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
MORGAN, Kevin; CARPENTER, Paul. Effects of Manipulating the Motivational Climate in Physical Education Lessons. European Physical Education Review, v. 8, nº 3, p. 207-229, 2002. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1356336X020083003>. Acesso em: 27 abr. 2025.
PENNA, Maura. A função dos métodos e o papel do professor: em questão, “como” ensinar música. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Editora IBPEX, 2011.
PICK, Rosiane Karine; VALENTINI, Nadia Cristina. Mastery motivational climate intervention: Motor and social benefits for children with and without disabilities. Sinéctica, Revista Eletrónica de Educácion, v. 59, nº 1429, 2022. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/998/99874454013/html/>. Acesso em: 27 abr. 2025.
PÍFFERO, Constance Muller; VALENTINI, Nadia Cristina. Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, v. 24, nº 2, p. 149–163, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200001>. Acesso em: 27 abr. 2025.
RENWICK, James M.; MCPHERSON, Gary E. Interest and choice: student-selected repertoire and its effect on practising behaviour. British Journal of Music Education, v. 19, nº 2, p. 173-188, 2002. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-music-education/article/abs/interest-and-choice-studentselected-repertoire-and-its-effect-on-practising-behaviour/0B9C564E2BF0075D2D70CCC5C7E9ABFF>. Acesso em: 27 abr. 2025.
SAMPAIO, Daisy Fernandes; VALENTINI, Nadia Cristina. Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagens tradicional e o clima motivacional para a maestria. Revista da Educação Física da UEM, v. 26, nº 1, p. 1–10, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/refuem/a/x3tQKmYcckfbZXX9t6bCQjc/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 27 abr. 2025.
SCOTT, John Anthony. Folk Songs as Historical Literature for Young People. The Lion and the Unicorn, v. 6, p. 54-63, 1982. Disponível em: <https://muse.jhu.edu/article/247409>. Acesso em: 3 set. 2025.
SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.
TOIGO, Adriana Marques. Níveis de atividade física na Educação Física escolar e durante o tempo livre em crianças e adolescentes. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, nº 1, p. 45-56, 2009. Disponível: <https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1282>. Acesso em: 27 abr. 2025.
VALENTINI, Nadia Cristina. Mastery motivational climate motor skill intervention: replication and follow-up. 1999. 114 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Auburn University, Auburn, 1999. Disponível em: <https://www.proquest.com/openview/5355468f76280f85c1c5927c4348c13e/1?cbl=18750&diss=y&pq-origsite=gscholar>. Acesso em: 27 abr. 2025.
VAZ, Maria Clara Soares de Oliveira; CAMPOS, Wagner de; KERKOSKI, Marcio José; AFONSO, Gilmar. Análise dos efeitos de um programa de intervenção baseado na estrutura TARGET e “Escola da Bola” na coordenação motora grossa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, nº 1, p. 19–24, 2021. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25504>. Acesso em: 27 abr. 2025.
VEDDER-WEISS, Dana. Teaching Higher and Lower in Mastery Goal Structure: The Perspective of Students. The Elementary School Journal, v. 117, nº 4, p. 566–592, 2017. Disponível em: <https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/691584>. Acesso em: 27 abr. 2025.
WEBER, William. The History of Musical Canon. In COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001. p. 336-355.
WEIGAND, Daniel; BURTON, Shane. Manipulating achievement motivation in physical education by manipulating the motivational climate. European Journal of Sport Science, v. 2, nº 1, p. 1-14, 2002. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1080/17461390200072102>. Acesso em: 27 abr. 2025.
WENTZEL, Kathryn R.; WIGFIELD, Allan. Handbook of motivation at school. Nova York: Routledge, 2009.
WIXEY, D. J.; KINGSTON, K. An initial exploration into coaching strategies used to develop a mastery motivational climate within a premier league soccer academy. Journal of Contemporary Athletics, Hauppauge, v. 15, nº 4, p. 229-244, 2021. Disponível em: <https://novapublishers.com/shop/an-initial-exploration-into-coaching-strategies-used-to-develop-a-mastery-motivational-climate-within-a-premier-league-soccer-academy/>. Acesso em: 27 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Farias, Caroline Caregnato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
 
							




 Este site está licenciado sob uma licença
 Este site está licenciado sob uma licença 