Black Bottom Blues

reflexões etnomusicológicas e historiográficas sobre estereótipos do Blues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0204

Palavras-chave:

Blues, estereótipos do Blues, matrizes do Blues, revisionismo histórico

Resumo

Nosso objetivo é interrogar certas concepções sedimentadas sobre o Blues e mostrar como estas operaram ruídos semântico-hermenêuticos que, por vezes, impediram uma compreensão mais ampla e complexa desse centenário gênero musical afro-americano. A partir de análises e argumentações que consideram o Blues como uma manifestação dinâmica e processual, buscou-se aprofundar a compreensão estrutural inextricavelmente relacionada a fatores sócio-histórico-culturais. Dessa forma, alguns estereótipos e verdades essencialistas estabelecidas foram colocados em xeque: os que reduzem o Blues a uma forma de canção folclórico-popular essencialmente lamentosa e triste. Estes reducionismos, intencionais ou não, acabaram por excluir análises do Blues mais celebrativo, alegre, malicioso e dançante, ou seja, elementos que vão além das matrizes laborais-religiosas com suas cargas de sofrimento e/ou drama. A partir da pêntade reflexiva composta por estrutura, processo, função, significação e hermenêutica, focamos na busca por conceituações e revisões teórico-analíticas fundamentadas em diálogos transdisciplinares entre Etnomusicologia, Musicologia, História, Antropologia e Sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antenor Ferreira Corrêa, Universidade de Brasília

Pesquisador apoiado com bolsa produtividade (PQ2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Professor associado da Universidade de Brasília (UnB).

Alexandre Eleutério Rocha, Universidade de Brasília

Jornalista, graduado em Comunicação Social pela UFC e em Antropologia pela UnB. É mestre em música pela UnB e doutorando pelo PPG em Sociologia da UnB.

Referências

ABBOTT, Lynn e SEROFF, Doug. The Original Blues: The Emergence of the Blues in African American Vaudeville. USA: University Press of Mississippi, 2017.

BASTIN, Bruce. Red River Blues. Chicago: University of Illinois Press, 1995.

BERENDT, Joachim E. O Livro do Jazz. São Paulo: Perspectiva, 1975.

BLACKING, John. "Música, Cultura e Experiência". In: Cadernos de campo, São Paulo, Nº16, pg. 201-218, 2007. Acessado em: 03/2024.

Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064

BLACKING, John. Venda Children’s Songs: a Study in Ethnomusicological Analysis. Chicago/London: University of Chicago Press, 1995.

BLESH, Rudi. Combo: oito estórias do jazz. São Paulo: Cultrix, 1971.

BLESH, Rudi. Shining Trumpets: A History Of Jazz. New York: Alfred A. Knopf, 1949.

BORGES, Marana. "O predomínio das memórias frente ao romance nas narrativas a respeito da ditadura militar brasileira." In: Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (58), 1–12, 2019. https://doi.org/10.1590/2316-40185813. Acessado em: 03/2024.

BROONZY, Big Bill; BRUYNOGHE, Yannick. Big Bill Blues. USA: Cassell, 1955.

CALT, Stephen. Notas no LP: Bo Carter: Banana in Your Fruit Basket, 2002.

CARVALHO, José Jorge de. "Um Panorama da Música Afro-brasileira". In: Série Antropologia 275. Brasília: Depto. Antropologia, 2000.

CERBONCINI, Dmitri. Sentinelas da Tradição - A Constituição da Autenticidade no Samba e no Choro. São Paulo: Edusp, 2018.

CHARTERS, Samuel B. The Poetry of the Blues. New York: Dover Publications, 1993.

CHARTERS, Samuel B. The Country Blues. USA: Da Capo Press, 1959.

CHASE, Gilbert. Do Salmo ao Jazz. Rio de Janeiro: Globo, 1957.

COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. London: W.W. Norton & Company, 1992.

DAVIS, Francis. The History of the Blues. USA: Da Capo Press, 2003.

DAVIS, Angela. Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude "Ma" Rainey, Bessie Smith, and Billie Holiday. USA: Vintage Books, 1998.

DEVI, Debra. The Language of the Blues. USA: True Nature Books, 2012.

FLOYD, Samuel. The Power Of Black Music. USA: Oxford University Press, 1995.

GATES JR, Henry Louis. The Signifying Monkey. USA: Oxford University Press, 1989.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GEERTZ, Clifford. O Saber Local. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

GEBHARDT, Nicholas. Vaudeville melodies. USA: The University of Chicago Press, 2017.

GOIA, Ted. Delta Blues. USA: W. W. Norton & Company, 2009.

HAMILTON, Marybeth. In The Search Of The Blues. EUA: Basic Books, 2009.

HAMILTON, Marybeth. "Sexuality, Authenticity and the Making of the Blues Tradition". In: Past & Present No. 169 (Nov. 2000), pp. 132-160, Oxford University Press. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/651266. Acessado em: 03/2024.

HERZHAFT, Gérard. Blues. Campinas: Papirus, 1986.

HOBSBAWM, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

HUMPHREY, Mark A. "Luzes Brilhantes na Cidade Grande: o Blues Urbano". In: Coleção Mestres do Blues. Barcelona: Altaya, 1993.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1975.

JOHNSON, Guy B. Double Meaning in Popular Negro Blues. In: Journal of Abnormal Psychology 22.1, 1927, pp.12-20. Disponível em:

https://pep-web.org/search/document/IJP.008.0534A Acessado em: 03/2024.

JONES, Le Roi. O jazz e sua influência na cultura americana. Rio de Janeiro: Record, 1964.

KEIL, Charles. Urban Blues. USA: University of Chicago Press, 1966.

KUBIK, Gerhard. African and the Blues. USA: University Press of Mississippi, 1999.

LE BRETON, David. As Paixões Ordinárias. Petrópolis: Vozes, 2006.

LIEB, Sandra. Mother of the Blues. USA: University of Massachusetts Press, 1983.

LOMAX, Alan. The Land Where the Blues Began. USA: Library of Congress, 1993.

LOMAX, John A. Cowboy Songs and Other Frontier Ballads. USA: Collier Books, 1938.

MARTIN, Denis-Constant. A Herança Musical da Escravidão. Tempo, 2009, pp.15-41. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v15n29/02.pdf Acessado em: 03/2024.

MERRIAM, Alan. The Anthropology of Music. Northwestern University Press, 1964.

MERTON, Robert. "Insiders and outsiders". In.: American Journal of Sociology, v. 78, n. 1, 1972, p. 9-47. https://www.jstor.org/stable/2776569 Acessado em: 03/2024

MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. USA: Open University Press, 1990.

MILLER, Manfred. "O Blues", in História do Jazz. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

MINTZ, Sidney & PRICE, Richard. O Nascimento da Cultura Afro-americana: Uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2003.

MONOD, Davi. ’Ev’rybody’s Crazy ’Bout the Doggone Blues’: Creating the Country Blues in the Early Twentieth Century. Journal of Popular Music Studies, Volume 19, Issue 2, 2007, pp.179–214.

MOORE, A. F. Rock: The Primary Text. Buckingham, PA: Open University Press, 1993.

MORRIS, Charles. Fundamentos da Teoria dos Signos. Portugal: Universidade da Beira Interior, 1976.

MUGGIATI, Roberto. Blues - Da Lama à Fama. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

MURRAY, Albert. Stomping The Blues. University of Minnesota Press, 2017.

OAKLEY, Giles. The Devil's Music. Nova York: DaCapo Press, 1997.

OBRECHT, Jas. "See See Rider Blues" – Gertrude "Ma" Rainey (1924). Added to the National Registry: 2004. https://www.loc.gov/static/programs/national-recording-preservation-board/documents/Ma%20Rainey.pdf

ODUM, Howard W. Negro Workaday Songs. USA: Library of Wellesley College, 1926.

OLIVER, Paul. Savannah syncopators: African retentions in the blues. USA: Studio Vista, 1970.

OLIVER, Paul. The Story Of The Blues. USA: 1960.

OLIVER, Paul. "Gospel". In: OLIVER, Paul; HARRISON, Max; BOLCOM, William. Gospel, Blues e Jazz. São Paulo: L&PM, 1990.

PALMER, Robert. Deep Blues: A Musical and Cultural History, from the Mississippi Delta to Chicago's South Side to the World. New York: Penguin Books, 1981.

PEDRO, Josep. La Sintaxis del Blues. 2012. Disponível em: https://bluesvibe.com/2012/04/21/la-sintaxis-del-blues/ Acessado em: 03/2024.

PIKE, Keneth L. "On the Emics and Etics of Pike and Harris". In: HEADLAND, Thomas N.; PIKE, Keneth L.; HARRIS, Marvins (Ed.). Emics and Etics: the insider/outsider debate. Forntiers of Anthropology 7. Londres: Sage publications, 1990. Acessado em 03/2024.

RAMOS, Alcida. "Ensaio sobre o não entendimento interétnico". In: Série Antropologia. 444. 2014. http://dan.unb.br/images/doc/Serie_444.pdf Acessado em: 03/2024.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.

ROCHA, Alexandre Eleutério. Hokum blues: erotismo e humor em uma vertente musical silenciada. Dissertação apresentada no PPG em Música, Universidade de Brasília, 2022.

ROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o Blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n.2, 2022, pp.2-29.

SCHWARTZ, Roberta Freund. How Blue Can You Get? In: American Music, vol. 36 no. 3, 2018, pp.367-393. Project MUSE muse.jhu.edu/article/710715 Acessado em: 03/2024.

STEARNS, Marshall. A História do Jazz. São Paulo: Livraria Martins, 1964.

STEFANI, Gino. Uma Teoria de Competência Musical. In: Música e Cultura n. 02, 1987. https://www.abet.mus.br/wp-content/uploads/2021/12/5_vol_2_stefani.pdf. Acessado em: 03/2024.

SZWED, John F. "Música Negra: Renovação Urbana". In: COFFIN III, Tristram, O Folclore dos Estados Unidos. São Paulo: Cultrix, 1970.

TAFT, Michael. The blues lyric formula. New York: Routledge, 2006.

TAGG, Philip. "Análise musical para ‘não-musos’: a percepção popular". In: Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.7-18.

THOMAS, Gates. South Texas Negro Work Songs. In: Publications of the Texas Folk Lore Society 5, 1926. https://muse.jhu.edu/chapter/2472752 .Acessado em: 03/2024.

ULANOV, Barry. A História do Jazz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957.

VELHO, Otavio. Globalização: Antropologia E Religião. Mana 3(1), 1997, pp.133-154. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mana/v3n1/2458.pdf . Acessado em: 03/2024.

WALD, Elijah. Escaping the Delta. USA; Amistad, 2004.

WALD, Elijah. The Blues: A Very Short Introduction. USA: Oxford University Press, 2010.

WHITE, Newman Ivey. American Negro Folk Songs USA: Literary Licensing, 1928.

WORK, John W. American Negro Songs and Spirituals: A Comprehensive Collection of 230 Folk Songs, Religious and Secular. NY: Bonanza books, 1940.

WORK, John W. Folk Song of the American Negro. Nashville: Fisk University, 1915

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

CORRÊA, Antenor Ferreira; ROCHA, Alexandre Eleutério. Black Bottom Blues: reflexões etnomusicológicas e historiográficas sobre estereótipos do Blues. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0204, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25422. Acesso em: 17 jul. 2024.