Criação musical e renovação escolar nas décadas de 1920, 1930 e 1940: ideias e práticas em debate na Progressive Education

Autores

  • Tamya de Oliveira Ramos Moreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406022021078

Palavras-chave:

Práticas Criativas, Progressive Education, Inovação Pedagógica

Resumo

O presente artigo trata do tema das práticas criativas no contexto da Progressive Education Association. Para tanto, as fontes investigadas foram a revista homônima produzida pela associação, bem como outros documentos ligados ao grupo, datados das décadas de 1920, 1930 e 1940. Parto de uma reflexão sobre as fontes focalizadas e, em seguida, desenvolvo o tema de maneira a evidenciar que as práticas criativas gozavam de importância destacada tanto nas atividades de escolas experimentais quanto nos escritos em imprensa, movimentando debates e inovação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIX, Sébastien-Akira. L’éducation progressiste aux États-Unis: histoire, philosophie et pratiques (1876-1919). Grénoble: PUG, 2017.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaskman. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BARRERA, Thatyana G. S. O movimento brasileiro de renovação educacional no início do século XXI. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre aprendizagem criativa. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BINDER, Fernando Pereira. Profissionais, amadores e virtuoses: piano, pianismo e Guiomar Novaes. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

BRITO, Maria Teresa A. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

BROGAN, Whit. Music: Report. Progressive Education, v. XIV, p. 643, 1937.

BURNARD, P.; KUO, H. The individual and social worlds of children’s musical creativities. In: McPHERSON, G. E. (org.) The child as musician: a handbook of musical development. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 485-499.

CALDEIRA FILHO, João. Música criadora e balladas de Chopin. 1. ed. São Paulo: L.G. Miranda, 1935 (2. ed., [s.d.]).

CALDEIRA FILHO, João. Educação musical infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. III, n. 7, p. 120-122, 1945.

CATANI, Denice B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.

COLEMAN, Satis N. Creative music for children. New York: Putnam, 1922.

COLEMAN, Satis N. A children’s symphony: as developed in the Creative Music Classes of Lincoln School of Teachers College, with the themes composed entirely by the children, and played by them on instruments of their own making and other simple instruments. New York: Lincoln School of Teachers College, Columbia University, 1931.

COLEMAN, Satis N. The progress of the movement for Creative Music. Progressive Education, New York, v. X, p. 27 -31, Dec. 1932/Jan. 1933.

COLEMAN, Satis N. Your child’s music. New York: John Day Company, 1939.

COLUMBIA University. The Lincoln School of Teachers College: a descriptive booklet. New York: The Lincoln School of Teachers College, 1922.

COUSINET, Roger. L’Art des Enfants. Pour l’Ère Nouvelle, v. 1, n. 3, p. 53-55, juill. 1922.

COUSINET, Roger. L’Éducation Nouvelle. 3. ed. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1968.

CUNHA, Sandra M. “Onde estão as crianças? A invisibilidade da infância nas aulas de música na Educação Infantil”. In: ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO GRUPO MÚSICA E EDUCAÇÃO – MUSE: O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 8., 2018, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: UDESC, CEART, 2018. p. 36-46.

CUNNINGHAM, Hugh. Children and childhood in western society since 1500. 3. ed. New York: Routledge, 2020.

DAVIS, Katherine K. Experiments in melody making. In: HARTMAN, Gertrude; SHUMAKER, Ann (org.). Creative expression: the development of children in Art, Music, Literature and Dramatics. New York: The John Day Company, 1932. p. 75-80.

DELALANDE, F. Naissance de la musique: les explorations sonores de la première enfance. Rennes: PUR, 2015.

DELALANDE, F. A música é um jogo de criança. Trad. Alessandra Cintra. São Paulo: Peirópolis, 2019.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. Trad. Fátima Murad. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FONTERRADA, Marisa T. Ciranda de Sons: práticas criativas em educação musical. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015.

GUTIERREZ, Laurent. L’Oiseau Bleu: histoire d’une revue rédigée par des enfant pour des enfant (1922-1929). Le Télémaque, n. 32, p. 111-124, nov. 2007. DOI: https://doi.org/10.3917/tele.032.0111. Acesso em: 3 nov. 2020.

GUTIERREZ, Laurent; SAVOYE, Antoine. Sauver les jeunes générations de la faillite éducative: le combat de Madeleine Guéritte. In: RIONDET, X.; HOFSTETTER, R.; GO, H. L. Les acteurs de l’Éducation nouvelle au XXe siècle: itineraires et connexions. Grenoble: PUG, 2018. p. 29- 43.

JACQUET-FRANCILLON, François. L’enfant comme personne: un fondement culturelle de l’Éducation Nouvelle. In: OHAYON, Annick; OTTAVI, Dominique; SAVOYE, Antoine (dir.). L’Education nouvelle. Histoire, présence, devenir. Berne: Peter Lang, 2004. p. 29-45.

KEEP, Susan. Music for all of us (resenha). Progressive Education, v. XXI, p. 115, p. 149 (cont.), 1944.

KIERSTEAD, Judith. The Pillsbury Foundation School (1937-1938) and Beyond. The Bulletin of Historical Research in Music Education, v. 15, n. 3, p. 183-219, may 1994.

MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

MUNHOZ, Lucianna Magri de Melo. Escrever, inscrever, reescrever: reflexões sobre a escrita docente no Movimento de Professores da Pedagogia Freinet. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

PELIZZON, Lia Viégas Mariz de Oliveira; BEINEKE, Viviane. Criatividade e práticas criativas em educação musical: um estudo das produções recentes nos anais de congressos da Abem. Revista da Abem, v. 27, n. 42, p. 8-35, jan./jun. 2019. DOI: http://doi.org/10.33054/abem2019a4201. Acesso em: 3 nov. 2020.

PENNA, Maura; FERREIRA FILHO, João Valter. Os limites das fontes documentais: do samba enredo da Mangueira 2019 ao discurso oficial sobre o canto orfeônico. Opus, v. 25, n. 3, p. 602-628, set./dez. 2019. DOI: http://doi.org/10.20504/opus2019c2527. Acesso em: 3 nov. 2020.

PERRILLO, Jonna. Between the school and the academy: the struggle to promote teacher research at Columbia University’s Lincoln School, 1917-1935. History of Education Quarterly, v. 56, n. 1, p. 90-114, Feb. 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/hoeq.12150. Acesso em: 3 nov. 2020.

POND, Donald. Music as a social function in the child’s world. Progressive Education, v. XIII, p. 174-178, 1936.

RABELO, Rafaela Silva. Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). 2016. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SHUMAKER, Ann. Foreword. In: HARTMAN, Gertrude; SHUMAKER, Ann (org.). Creative expression: the development of children in Art, Music, Literature and Dramatics. New York: The John Day Company, 1932. p. 5.

STEELE; E.; LILLARD, R. Creative music in the group life. In: HARTMAN, Gertrude; SHUMAKER, Ann (org.). Creative expression: the development of children in Art, Music, Literature and Dramatics. New York: The John Day Company, 1932. p. 125-131.

STOKOWSKI, Leopold. Music for all of us. New York: Simon and Schuster, 1943.

SURETTE, Thomas Whitney. Music teaching in schools. Progressive Education, v. VII, n. 3, p. 107-114, 1930.

SURETTE, Thomas Whitney. A general view of music education for children. In: HARTMAN, Gertrude; SHUMAKER, Ann (org.). Creative expression: the development of children in Art, Music, Literature and Dramatics. New York: The John Day Company, 1932. p. 69-74.

VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. A criação de Institutos de Educação no Brasil como parte de uma história conectada da formação de professores. Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 1, p. 208-220, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-12. Acesso em: 3 nov. 2020.

VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. Movimento Internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa. In: VIDAL, Diana G.; REBELO, Rafaela S. (org.). Movimento internacional da Educação Nova. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020a. p. 11-22.

VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. A seção brasileira da New Education Fellowship: (des)encontros e (des)conexões. In: VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. (org.). Movimento internacional da Educação Nova. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020b. p. 25-47.

WALLACE, James M. The origin and development of Progressive Education in the United States of America: New World Progressives in the Old World. In: RÖHRS, H.; LENHART, V. (ed.). Progressive Education across the continents. Frankfurt: Peter Lang, 1995.

ZILVERSMIT, Arthur. Changing Schools: Progressive Education Theory and Practice, 1930-1960. Chicago: The University of Chicago Press, 1993.

Downloads

Publicado

2021-09-10

Como Citar

MOREIRA, Tamya de Oliveira Ramos. Criação musical e renovação escolar nas décadas de 1920, 1930 e 1940: ideias e práticas em debate na Progressive Education. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 78–106, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021078. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19039. Acesso em: 18 abr. 2024.