Breves considerações sobre o trêmulo e o trêmulo no violão:
estudo em duas obras autorais, Cinéticas de Io e Escritos no pó
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0103Parole chiave:
trêmulo, violão, composição musicalAbstract
Este artigo investiga a técnica do trêmulo no violão, considerando suas implicações teóricas, composicionais e performáticas, a partir da análise de duas obras autorais – Escritos no Pó (2023), para violão e eletrônica, e Cinéticas de Io (2024), para violão de oito cordas. Inicialmente, o estudo aborda os conceitos do trêmulo na teoria musical e suas variações práticas em distintas famílias instrumentais, destacando seu valor como recurso timbrístico e como solução para limitações técnicas de certos instrumentos, como a sustentação de notas longas. Em seguida, aborda a técnica no violão, apresentando-a com amplo potencial expressivo, sendo capaz de produzir texturas complexas e expandir as possibilidades polifônicas do instrumento. Por fim, a análise das obras evidencia o papel do trêmulo como elemento unificador e estruturante no processo composicional, ao mesmo tempo em que sugere formas de execução, classificação e exploração na música contemporânea. Este estudo busca, assim, contribuir com violonistas, compositores e pesquisadores, oferecendo uma abordagem integradora entre prática e teoria.
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