A inserção de professores de música: um estudo de licenciados em música de IES públicas paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0201Parole chiave:
Inserção profissional de licenciados em música, estudos sobre egressos, cursos de licenciatura em músicaAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a inserção profissional de egressos dos cursos de Licenciatura em Música de instituições de ensino superior (IES) públicas do estado do Paraná, formados entre 2009 e 2014, sob o âmbito dos licenciados em música de cada curso. O método escolhido foi o survey por questionário respondido por uma amostra de 215 egressos. Os resultados sobre inserção profissional indicam precocidade na inserção profissional dos egressos, inserção que, para a maioria deles, se inicia antes mesmo do ingresso no curso de licenciatura, por meio do exercício da docência de música, de outras atividades no campo da música e, ainda, de atividades em outra área que não a música. Mantém-se o perfil de atuação em múltiplas atividades, embora seja preponderante o trabalho como professor de música, sinalizando que os cursos de Licenciatura em Música estão a cumprir sua finalidade central de formar professores.
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