Colhendo a Liberdade: Mobilidade Social de Músicos entre os Séculos XIX e XX a partir da Investigação de Músicos Escravizados em Fazendas de Café

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0206

Parole chiave:

músicos negros, mobilidade social, música sinfônica, orquestra sinfônica

Abstract

Esta pesquisa analisa a interseção entre música e condições sociais no Brasil nos séculos XIX e XX, enfocando músicos escravizados e/ou afrodescendentes. Utilizando a Hemeroteca Digital Brasileira, para fundamentar as hipóteses propostas, foram consultados os periódicos digitalizados disponíveis entre os anos de 1850 e 1909. Utilizou-se no mecanismo de busca os termos “músico escravo” e “músico mestiço”. Analisamos os discursos encontrados nesses periódicos buscando acrescentar informações para o campo musicológico sobre a atividades de músicos escravizados entre e no pós-abolição no Brasil. Investigamos narrativas que revelam a participação desses músicos em eventos comunitários e religiosos, destacando suas contribuições artísticas. Ao conectar essas histórias a trajetórias contemporâneas, a pesquisa evidencia uma continuidade nas lutas enfrentadas pelos músicos afrodescendentes, sublinhando sua resiliência. A observação da mobilidade social revela a habilidade desses músicos em transpor barreiras sociais, representando uma expressão contemporânea de resistência. Estabelecendo uma ponte entre passado e presente, o estudo destaca repetições nas narrativas, ressaltando a constância nas lutas por reconhecimento e equidade. O artigo enfatiza a resiliência das comunidades de músicos escravizados e seus descendentes, destacando não apenas sua função artística, mas também sua capacidade de desafiar normas sociais e contribuir para a reconfiguração das narrativas históricas sobre práticas musicais no Brasil.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Hudson Lima, Universidade de São Paulo

Bolsista de pós-doutoramento: Hudson Cláudio Neres Lima. Nº. USP 15102300. Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP.  Supervisão: Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Processo nº 23.1.766.59.8. Projeto: Bolsas para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros – PRIP – Edital 001/2023. Hudson Lima é Doutor em Música pela UNIRIO com doutorado sanduíche na University of Texas at Austin.

Riferimenti bibliografici

ALVARENGA, Felipe de Melo. De terras indígenas à Princesa da Serra Fluminense: o processo de realização da propriedade cafeeira em Valença (Província do Rio de Janeiro, Século XIX). 2019. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, 2019.

AMORIM, Humberto. “A carne mais barata do mercado é a carne negra”: comércio e fuga de escravos músicos nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1830). Opus, v. 23, n. 2, p. 89- 115, ago. 2017.

ARTES E ARTISTAS. O Paíz, Rio de Janeiro, 19 de julho de 1909, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_03&pesq=%22mestiço%22%20matta&pasta=ano%20190&hf=memoria.bn.br&pagfis=20174. Acesso em: 6 jan. 2024.

BANDA Musical da Delegação da F. N. B. [Frente Negra Brasileira]. São Paulo, SP: Wessel, [entre 1931 e 1937]. 1 foto, Cópia fotográfica de gelatina e prata, p&b, 8,9 x 13,8 cm. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon299056/icon981689.jpg. Acesso em: 22 jan. 2024.

COLLABORAÇÃO. Pacotilha, Maranhão, 14 de abril de 1886. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=168319_01&pesq=%22m%C3%BAsico%20escravo%22&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=5118. Acesso em: 6 jan. 2024.

CUIDADO! Cuidado!! ... Marmota na Corte, Rio de Janeiro, 26 de setembro de 1851. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=706906&pesq=%22músico%20escravo%22&pasta=ano%20185&hf=memoria.bn.br&pagfis=787. Acesso em: 6 jan. 2024.

FONSECA, Jorge. Músicos escravos em Portugal e no império português. In: PIMENTEL, Maria do Rosário; MONTEIRO, Maria do Rosário (coord.). Senhores e escravos nas sociedades ibero-atlânticas. Lisboa: CHAM, Húmus, 2019, p. 179-188.

GENTE de Expressão – Djavan. [S. l.: s. n.], 18 de janeiro de 2018. 1 vídeo (18min37s). Publicado pelo canal Bruna Lombardi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EX-Okoz5FIc. Acesso em: 4 jul. 2023.

IÓRIO, Leoni. Valença de ontem e de hoje: subsídios para a história do município de Marquês de Valença. Juiz de Fora: Dias Cardoso, 1953.

JOÃO DA MATTA. Jornal O Paiz, 19 de julho de 1909 [p.3]. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_03&Pesq=%22mesti%c3%a7o%22%20matta&pagfis=20174. Acesso em 17 de nov. de 2022

Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1880. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=103730_02&hf=memoria.bn.br&pagfis=1344. Acesso em: 12 jan. 2024.

Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 2 de março de 1840. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_03&pesq=%22músico%22&pasta=ano%20184&hf=memoria.bn.br&pagfis=234. Acesso em: 9 jan. 2024.

KOCH, Paulo de. [Nota sem título]. Pacotilha, Maranhão, número 13, ano VI, 16 de janeiro de 1886, [p. 2]. Hemeroteca Digital Brasileira. Disponivel em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=168319_01&pesq=%22músico%20escravo%22&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=5118. Acesso em 05 jan. 2023.

LIMA, Ana Paula de. Sons da cidadania: bandas, músicos negros e uma corporação musical em Campinas no pós-abolição. 2021. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, 2021.

LIMA, Hudson Cláudio Neres “Belle Époque para quem?'' música, segregação e repertórios, um olhar a partir do encontro com documentos do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1919) / Hudson Cláudio Neres Lima. -- Rio de Janeiro, 2023. Tese (Doutorado) - Universidade Federal doEstado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música. 2023.

MACHADO, Leandro. Frente Negra: a história do movimento que apoiava o integralismo e foi pioneiro do ativismo negro no país. BBC News Brasil, São Paulo, 13 de junho de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53000662. Acesso em: 16 jan. 2024.

MARIOSA, Rosilene Maria. Tratamento e doenças de escravos da Fazenda Santo Antonio do Paiol 1850-1888. 2006. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Severino Sombra. Vassouras, 2006.

Monitor Campista, Campos, 4 de janeiro de 1880. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030740&Pesq=m%c3%basica%20%22visconde%20de%20pimentel%22&pagfis=4863. Acesso em: 16 jan. 2024.

PARA O EXM. Sr. Presidente da província de Minas lêr e providenciar. Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1871, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=094170_02&pesq=%22m%C3%BAsico%20escravo%22&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=27332. Acesso em: 6 jan. 2024.

SANTOS, Antônio Carlos dos. Os músicos negros: escravos da Fazenda Real de Santa Cruz no Rio de Janeiro (1908 -1832). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009.

SANTOS, Milton. As cidadanias mutiladas. In: LERNER, Julio (Org.). O preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1997.

SOUZA, Fernando Prestes de Souza; LIMA, Priscila de. Músicos negros no Brasil Colonial: trajetórias individuais e ascensão social (segunda metade do século XVIII e início do XIX). Revista Vernáculo, n. 19 e 20, 2007, p. 30-66.

SPIRITO SANTO. A Roça de Teresa revisitada – A pesquisa. Spirito Santo – “cuide dos sentidos que os sons cuidarão de si mesmos”, 3 de setembro de 2014. Disponível em: https://spiritosanto.wordpress.com/2014/09/03/a-roca-de-teresa-revisitada/. Acesso em: 31 ago. 2022.

Pubblicato

2024-08-30

Come citare

LIMA, Hudson. Colhendo a Liberdade: Mobilidade Social de Músicos entre os Séculos XIX e XX a partir da Investigação de Músicos Escravizados em Fazendas de Café. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0206, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25010. Acesso em: 23 nov. 2024.