Instrumentos musicais acessíveis: um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0104Parole chiave:
tecnologia assistiva, instrumentos acessíveis, inclusão musical, adaptações instrumentaisAbstract
Projetos e pesquisas na área de tecnologia musical, luthieria acessível e adaptações instrumentais precisam ser mais fomentadas se queremos, de fato, uma sociedade mais inclusiva e se desejamos oferecer os mesmos direitos de estudo e campo de atuação musical para pessoas com e sem deficiências. Sendo assim, este artigo apresenta 3 instrumentos musicais criados/adaptados eletronicamente para pessoas com dificuldades motoras ou cognitivas. Tais instrumentos foram desenvolvidos dentro de um projeto de extensão do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, em 2018. O projeto teve por objetivos desenvolver instrumentos musicais acessíveis e alternativos para públicos que contemplam a diversidade. O embasamento teórico principal foi a Tecnologia Assistiva que visa promover adaptações para pessoas com deficiências e a metodologia do artigo é um relato de experiência. O resultado aqui apresentado descreve e indica possíveis aplicabilidades para os instrumentos criados: “teclado para os pés, bongô eletrônico e metalofone eletromagnético”.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMORIM, Reinaldo. Efeito do uso de um violão adaptado na autoestima de crianças e jovens com déficit motor decorrente de paralisia cerebral. Dissertação. Mestrado em em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2018.
BANG, Claus. Um mundo de som e música. In: RUUD, Even. (org). Música e saúde. Trad. Vera Bloch Wrobel, Glória Paschoal de Camargo, Miriam Goldfeder. São Paulo: Summus, 1991.
BARRETO, Cláudia; REIS, Marlene. Educação inclusiva: do paradigma da igualdade para o paradigma da diversidade. Polyphonía, v. 22/1, jan./jun. 2011.
BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Artigo escrito para o site Bengala Legal. Disponível em <http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva >. Acesso em 07 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 jul. 2013. Seção 1, p. 02. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 19 ago. 2022.
BRASIL. Decreto n. 10.645, de 11 de Março de 2021. Regulamenta o art. 75 da Lei n. 13.146, para dispor sobre as diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. Brasília, DF, 2021. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/decreto/D10645.htm> Acesso em 27 de Abril de 2023.
CAT (Comitê de Ajudas Técnicas). Tecnologia Assistiva Brasília, 2006. Disponível em https://www.mpes.mp.br/Arquivos/Anexos/385c40f5-66aa-42a6-beef-eb7621350f95.pdf>. Acesso em 01 de nov. 2018.
CAVALHEIROS, Roberto. A luta dos portadores de deficiência. Disponível em www.saci.org.br. Acesso em 01 de nov. 2018.
COSTA, Celso, et al. Therapeutic sound technologies. Revista Terapia Ocupacional. Universidade de São Paulo. 2015 jan./abr.;26(1):153-8.
GROND, F.; SHIKAKO-THOMAS, K.; LEWIS, E. Adaptive musical instruments (AMIs): past, present, and future research directions, 2020.
LOURO, Viviane. As adaptações a favor da inclusão do portador de deficiência física na educação musical: um estudo de caso. Dissertação. Mestrado em música da UNESP. São Paulo: UNESP, 2003.
LOURO, Viviane. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Ed. do autor, 2006. 192pg.
LOURO, Viviane. Música e inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: Editora SOM, 2016. 235p.
LOURO, Viviane. Jogos e atividades para educação musical inclusiva. 1ª. Ed. São Paulo: Editora Som, 2018. 202p.
MIRANDA, Marcílio. Tecnologia e educação musical: interfaces inclusivas. In: Louro, Viviane. Música e Inclusão: Múltiplos Olhares. São Paulo: Editora som 2016. 98-112.
MORAES, Maria Cândida. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes, 2003.
NEWTON, C. Osciladores – O que é preciso saber? - Art.499 - 2014a. Disponível em <https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/novos-componentes/52-artigostecnicos/artigos-diversos/3664-art499>. Acesso em: 11 fev. 2017
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 27a edição. Petrópolis: Vozes, 2012.
REMEDIOS, Sara; SILVA, Sandro; FERREIRA, Simone. Investigando tecnologias educacionais para o ensino e aprendizagem de música para deficientes visuais totais. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical. SBC, 2021. p. 201-204.
RODRIGUES, P. R., & ALVES, L. R. G. (2013). Tecnologia assistiva-uma revisão do tema. HOLOS, Ano 29, Vol. 6, p. 170-180.
SANTOS, Alexandre. Propostas pedagógico-musicais e deficiência visual: recursos metodológicos a partir da experiência do TPACK. Tese de doutorado em música da UNICAMP. São Paulo: Unicamp, 2020.
SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência- Benefício para todos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, 6, p. 43, 2018. ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 2, p.22 - 22, jun. 2023.
SCHAMBECK, Regina Finck. Formação no contexto inclusivo: relatos de processos de pesquisa na iniciação à docência em música. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 23, 2017, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2017.
SILVA. Juracy Pereira. Instrumentos musicais com adaptações eletrônicas: possibilidades de uso pedagógico para crianças com autismo. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Música da UFPE. Recife: UFPE, 2018.
STEFFEN, Luciana. Musicoterapia com práxis teológica: interseções entre gênero e deficiência no desenvolvimento da independência de crianças e adolescentes com deficiência em atendimento musicoterapêutico. Dissertação. Mestrado em teologia da faculdade EST. São Leopoldo, 2014.
VALENTE, Heloísa. Música é informação: música e mídias a partir dos conceitos de R. Murray Schafer e Paul Zumthor. In: SILVA, Rafael Souza (Org.). Discurso simbólico da mídia. São Paulo: Loyola, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Viviane dos Santos Louro, Juracy Pereira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.