Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0208Parole chiave:
regência, produção acadêmica sobre regência, a regência no início do século XXI, a regência e o estado da arte no BrasilAbstract
Este artigo apresenta um apanhado geral sobre a produção acadêmica no campo da regência, com o intuito de permitir uma reflexão crítica desta área. Para alcançar este objetivo, lançamos nosso olhar para as dissertações e teses presentes nos repositórios institucionais dos programas de pós-graduação públicos do Brasil, aprofundando a busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e, também, visualizamos os artigos publicados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (OPUS). Finalizando a prospecção, fizemos um levantamento de artigos nos anais da ABEM e da ANPPOM. O procedimento metodológico foi o da pesquisa exploratória, tendo como corte temporal o transcurso dos primeiros 20 anos do século XXI (2001-2021). Desta forma, os dados coletados estruturam o presente estado da arte, expressando postulados, conceitos e paradigmas da regência, ainda inexplorados.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGUIAR, Frederico Neves de; FREIRE, Vanda Lima Bellard. A prática coral sob perspectiva de musicalização. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 229-236. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados_ver.asp?id=26.Acesso em: 24 maio 2023.
ALMEIDA, José Robson Maia de; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; MATOS, Elvis de Azevedo. A estrutura curricular das bandas de música: o papel do sistema estadual de bandas. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 137-144. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf.Acesso em: 24 maio 2023.
ALMEIDA, Matheus Cruz Paes de. O canto coral e a terceira idade: o ensaio como momento de grandes possibilidades. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 119-133, jul./dez 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/77. Acesso em: 24 maio 2023.
AMARAL, José Herikson Dantas do. Saberes docentes em bandas de música: um estudo multicaso com três maestros no Alto Oeste Potiguar. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24896?mode=full Acesso em: 24 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Habilidades e competências na prática da regência coral: um estudo exploratório. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, p. 15-26, mar. 2008. Disponível em:http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/255. Acesso em: 24 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci; AMATO NETO, João. A motivação no canto coral: perspectivas para a gestão de recursos humanos em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, p. 87-96, set. 2009. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/229. Acesso em: 24 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A importância da regência coral e da expressão vocal cantada para a (re)qualificação do educador musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009a. 189-195. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Canto coral e inclusão social: um panorama atual de iniciativas brasileiras. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009b. p. 379-385. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A competência da regência: o maestro músico, o maestro educador e o maestro administrador. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010a. p. 72-81. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. As múltiplas dimensões do canto coral amador: lazer, trabalho e cooperação. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010b. p. 442-446. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A regência e a gerência: reflexões sobre o trabalho dos maestros além do gesto. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010c. p. 1293-1297. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Regência e liderança: o maestro como líder atrás do palco. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010d. p. 1298-1302. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A voz do maestro: um regente coral precisa saber cantar. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 21., 2011, João Pessoa. Anais [...]. Uberlândia: ANPPOM, 2011a. p. 1451-1457. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Gestão de organização musicais: do maestro tirano à autogestão. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 21., 2011, João Pessoa. Anais [...]. Uberlândia: ANPPOM, 2011b. p. 1458-1463. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
ANDRADE, Klesia Garcia. Projeto “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8424?locale=pt_BR. Acesso em: 24 maio 2023.
ANDRADE, Margaret Amaral de. A avaliação da execução musical de grupos corais. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 12., 2003, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABEM, 2003. p. 578-585. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/abem_2003.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
ARAÚJO, Katarine de Sousa. A escolha do gestual e suas implicações interpretativas aplicadas à regência da obra Psalmus, de João Guilherme Ripper. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4734. Acesso em: 25 maio 2023.
ARRAIS, Gerson Stencel. First suite for military band in E'bemol' op. 28 nº 1, de Gustav Holst: um estudo interpretativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850656. Acesso em: 25 maio 2023.
ASSUMPÇÃO, Solange Roseli Martinelli de. O canto coral sob a perspectiva da educação musical formal. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154670. Acesso em: 25 maio 2023.
AZEVEDO, Joana Christina Brito. Coro cênico: estudo de um processo criador. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7375. Acesso em: 25 maio 2023.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
BARRETO, Fernando Costa. Entremez da Peregrina = edição crítica e reconstrução dos manuscritos de compositor anônimo do século XVIII = Entremez da Peregrina: critical edition and reconstruction os manuscripts by a XVIII century anonymous composer. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/tainacan/teses-e-dissertacoes/entremez-da-peregrina-edicao-critica-e-reconstrucao-dos-manuscritos-de-compositor-anonimo-do-seculo-xviii-entremez-da-peregrina-critical-edition-and-reconstruction-os-manuscripts-by-a-xviii-centu/. Acesso em: 25 maio 2023.
BARROS, Clara Bezerra Nunes. Canto coral e projeto social: transformações sociais a partir da experiência educativa e estética. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-9. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1536/public/1536-4568-1-PB.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
BERTOLINI, Liliana Maria. Processos criativos: uma experiência com a Orquestra Infanto-juvenil da EMIA. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/183630. Acesso em: 25 maio 2023.
BEZERRA, José Renato Accioly. Grande Missa Nordestina de Clóvis Pereira: estudo para interpretação. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20200. Acesso em: 25 maio 2023.
BOMFIM, Camila Carrascoza. A música orquestral, a metrópole e o mercado de trabalho: o declínio das orquestras profissionais subsidiadas por organismos públicos na Região Metropolitana de São Paulo de 2000 a 2016. 2017. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151581. Acesso em: 25 maio 2023.
BORGES, Jane. Atividade coral no contexto da extensão universitária: relato de experiência das atividades do Madrigal UFSCar no ano de 2015. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. p. 1-7. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4429/public/4429-14390-1-PB.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
BORNHOLDT, Jeimely Heep. Canto coral com idosos: o que falam os regentes e as rotinas de ensaio. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/64286. Acesso em: 25 maio 2023.
BRAGA, Simone Marques. Canto coral na escola: a prática pedagógica como objeto de pesquisa. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 459-464. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
BRANCO, Heloiza de Castello. Empatia no ensaio coral: aspectos dessa interação não-verbal dos cantores com o regente durante a execução musical. 2010. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2010.615980. Acesso em: 25 maio 2023.
BRANCO, Heloiza. A comunicação não-verbal do regente coral durante a execução musical. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 2496-2503. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
BRANDÃO, José Maurício Valle. Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau”, de Carlos Gomes: uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9079. Acesso em: 25 maio 2023.
BRITO, Dhemy Fernando Vieira; BEINEKE, Viviane. Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam? Revista da Abem, [s. l.], v. 28, p. 328-343, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33054/ABEM20202818. Acesso em: 26 maio 2023.
BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna. Cognição, música e corpo no canto coral: um fazer musical criativo. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 13., 2004, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2004a. p. 303-310. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna; SPECHT, Ana C. Meninas arte em canto: corpo e voz no fazer musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 13., 2004, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2004b. p. 297-302. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna. A relação ritmo-movimento no fazer musical criativo: uma abordagem construtivista na prática de canto coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 270-275. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
CAMPOS, Ana Yara; CAIADO, Katia Regina Moreno. Coro universitário: uma reflexão a partir da história do Coral Universitário da PUC-Campinas, de 1965 a 2004. Revista da ABEM, Porto Alegre: ABEM, v. 15, n. 17, p. 59-68, set. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/281. Acesso em: 26 maio 2023.
CARVALHO, João Gabriel Santana; BATISTA, Leonardo Moraes. Coral Nova Sinfonia: uma análise da formação musical por meio do Canto Coral num projeto social. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 714-722. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
CASTIGLIONI, Paula Passanante. Qualificação artística de coros amadores: artistic qualification of amateus choirs. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989769. Acesso em: 25 maio 2023.
CASTRO, Guilherme Peluci de. Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3NM24. Acesso em: 25 maio 2023.
CAUDURO, Adroaldo. Missa da Coroação de Mozart (KV 317): referenciais interpretativos à construção de sua performance. 2021. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/tainacan/teses-e-dissertacoes/missa-da-coroacao-de-mozart-kv-317-referenciais-interpretativos-a-construcao-de-sua-performancemozarts-coronation-mass-kv-317-interpretative-references-to-the-construction-of-his-performanc/. Acesso em: 25 maio 2023.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Canto coral: um levantamento sobre os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais e Congressos da ABEM entre 1992 e 2009. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 551-560. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
CIELAVIN, Sandra Regina; MENDES, Adriana Nascimento Araújo. A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades. Revista da Abem, [s. l.], v. 28, p. 46-64, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33054/ABEM20202803. Acesso em: 25 maio 2023.
CISLAGHI, Mauro César. Concepções de educação musical no projeto de bandas e fanfarras de São José-SC. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 421-428. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
CLEMENTE, Louise; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Estratégias didáticas na prática do canto coral universitário. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013. Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1050-1060. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
CLEMENTE, Louise. Estratégias didáticas no canto coral: estudo multicaso em três corais universitários da região do Vale do Itajaí. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a59.pdf.Acesso em: 25 maio 2023.
COELHO, Willsterman Sottani. Técnicas de ensaio coral: reflexões sobre o ferramental do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNHAA. Acesso em: 25 maio 2023.
COSTA, Lucila Prestes de Souza Pires da; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A aprendizagem musical na prática coral e o conceito de comunidade de prática. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 33-34. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
COSTA, Marineide Marinho Maciel. “Um canto em cada canto”: coro da orquestra da juventude de salvador. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 13., 2004, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEM, 2004. p. 806-813. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
CORREIA, Jorge Salgado. Utopia E Música. E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, [s. l.], n. 4, p. 1-12, 2005. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/eto/article/view/12158. Acesso em: 25 maio 2023.
CRISPIM, Juliana. Coro infanto-juvenil Os Curumins: construindo referências para a prática musical contextualizada. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 475-481. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
DALLANHOL, Kátia Maria Bianchini; GUERINI, Stela Maris Besen. Coral do Colégio de Aplicação. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 12., 2003, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABEM, 2003. p. 445-448. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/abem_2003.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
DAROZ, Irandi Fernando. A prática coral juvenil transitando em ambientes formais e não formais: perspectivas aplicadas à educação musical. 2014. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110654. Acesso em: 25 maio 2023.
DI SABBATO, Sergio. Três transcrições do "Quadro de uma Exposição", de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola da Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/2388. Acesso em: 25 maio 2023.
DIAS, Caio Vinícius Cerzósimo de Souza; SANTOS, Jane Borges de Oliveira. Coral Vivo Canto: aplicabilidade de metodologias de educação musical no contexto atual – Dalcroze, Willems, Kodály e Schafer. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 461-467. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
DIAS, Leila Miralva Martins. Aspectos psicossociais na prática coral: dois estudos de caso. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 375-379. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
DOLLMAN, Luke. Can conducting be taught? 2012. Disponível em: https://interlude.hk/can-conducting-be-taught/. Acesso em: 25 maio 2023.
DRAHAN, Snizhana. Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo regente coral: método e formação. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-212521. Acesso em: 25 maio 2023.
ERICEIRA, Alfredo. Liderança e produtividade coral: estudo de caso sobre as suas diferentes abordagens visando ensaios eficientes. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38175. Acesso em: 25 maio 2023.
FARBERMAN, Harold. The art of conducting technique: a new perspective. Florida: Warner Bros. 1997.
FERNANDES, Angelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2009.445387. Acesso em: 25 maio 2023.
FERNANDES, Angelo José; FIORINI, Carlos. Carlos Alberto Pinto Fonseca e sua obra coral Afrobrasileira: aspectos interpretativos. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 21., 2011, João Pessoa. Anais [...]. ANPOMM: Uberlândia, 2011. p. 1170-1176. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-292, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 25 maio 2023.
FIGUERÊDO, Michal Siviero. Coral Canto que Encanta: um estudo do processo de Educação Musical com idosos em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, Bahia. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 421-425. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
FILHO, Neylson Joao Batista. O maestro, a orquestra e a racionalização das práticas musicais. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9U5J55. Acesso em: 26 maio 2023.
FIORINI, Carlos Fernando. Sinfonia dos Orixás de Almeida Prado: um estudo sobre sua execução através de uma nova edição, critica e revisada. 2004. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2004.310006. Acesso em: 26 maio 2023.
FIORINI, Carlos Fernando. Tríptico Celeste de Almeida Prado: uma recriação para canto e orquestra. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 1135-1141. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
FIORINI, Carlos Fernando. Savonarola e os motetos Miserere, de Josquin Desprez, e Infelix ego, de Orlando di Lasso. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 2042-2049. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
FONSECA, Ângelo Rafael Palma da. Uma abordagem morfológica do bailado “Quadros Amazônicos”, do compositor Francisco Mignone. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9155.Acesso em: 26 maio 2023.
FONSECA, Ângelo Rafael Palma da. Uma concepção musical para as “Impressões Sinfônicas” Festas das Igrejas, do compositor Francisco Mignone: o uso da Hermenêutica do ponto de vista da Regência. 2008. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9081. Acesso em: 26 maio 2023.
FONSECA, Cláudia Cavalcante; DIAS, Leila Miralva Martins. Prática coral no Programa Conquista Criança: um estudo de caso em andamento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-8. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1490/public/1490-4467-1-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
FONSECA, Luanna Aparecida Batista da. Coro infanto juvenil e os desafios de peças a três vozes. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. p. 1-9. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html. Acesso em: 26 maio 2023
FRANCHINI, Rogéria Tatiane Soares. Os saberes docentes e o canto coral com adolescentes. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1908-1916. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 26 maio 2023
FRITZEN, Jéssica Franciéli; GUSMÃO, Pablo da Silva; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. “Corpo-voz-movimento”: a educação musical no canto coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 735-743. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 26 maio 2023
GABORIM, Ana Lúcia Iara; RAMOS, Marco Antonio da Silva. A pedagogia vocal na regência coral infantojuvenil: conceitos e reflexões. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. p. 1-11. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4267/public/4267-14234-2-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023
GABORIM-MOREIRA, Ana Lucia Iara. Regência coral infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU. 2015. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação de Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-06092016-113253. Acesso em: 26 maio 2023
GABRIEL, Ana Paula dos Anjos; IGAYARA-SOUZA, Susana Cecília. Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um levantamento inicial do repertório coral europeu difundido por regentes estrangeiros em São Paulo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 24., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPPOM, 2014. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3299/public/3299-9991-1-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023
GARBUIO, Rafael Luís. Responsoria de Carlo Gesualdo: estudo do processo de ensaio e execução da obra. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/788418. Acesso em: 26 maio 2023
GERALDO, Jorge Augusto Mendes; FIORINI, Carlos Fernando. Os movimentos básicos da regência: uma caracterização e sua descrição cinesiológica. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 1728-1736. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 26 maio 2023
GERALDO, Jorge Augusto Mendes. Descrição cinesiológica dos movimentos básicos da regência. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622100. Acesso em: 26 maio 2023
GERALDO, Jorge Augusto Mendes. A postura do regente e seu possível impacto na saúde ocupacional. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 28., 2018, Manaus, Anais [...]. Manaus: ANPPOM, 2018. p. 1-9. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2018/5131/public/5131-18225-2-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023
GERALDO, Jorge Augusto Mendes. Evidências do impacto ocupacional da atividade de regência e sugestões de prevenção. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1081535. Acesso em: 26 maio 2023
GERALDO, Jorge Augusto Mendes; FIORINI, Carlos Fernando. A saúde do regente: uma revisão bibliográfica em fontes das áreas da Música e da Saúde. Opus, [s. l.], v. 26 n. 3, p. 1-25, set./dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2020c2616. Acesso em: 26 maio 2023.
GÓES, Letícia Skaidrite Kriger. Perspectivas sobre canto coral na terceira idade: uma experiência com o Coral da Terceira Idade da USP no Laboratório Coral Comunicantus. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09032021-143340. Acesso em: 26 maio 2023
GÓES, Letícia Skaidrite Kriger; IGAYARA-SOUZA, Susana Cecília. Regentes jovens, cantores idosos: a experiência do Coral da Terceira Idade da USP. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANPPOM, 2021. p. 1-12. Disponível em: Template XXX Congresso da ANPPOM (anppom-congressos.org.br). Acesso em: 26 maio 2023
GÓIS, Micheline Prais de Aguiar Marim; OLIVEIRA, Andréia Pires Chinaglia de. Canto coletivo: brincando e cantando – uma proposta de Educação Musical. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 543-550. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim. A dimensão lúdica na regência de coro infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/39152. Acesso em: 30 maio 2023.
GOMES, Hermes Coelho. Sinfonia dos salmos de Igor Stravinsky: subsídios para uma interpretação. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2006.394526. Acesso em: 29 maio 2023.
GOMES, Hermes Coelho. O regente orquestral contemporâneo por uma visão contextualizada. 2012. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2012.895981. Acesso em: 29 maio 2023
GONÇALVES, Lílian Sobreira; SILVÉRIO, Kelly Cristina Alves. Aspectos vocais de regentes de corais adultos amadores. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 66-69. Disponível: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/XIII_Educacao_musical.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
GARCÍA GUTIÉRREZ, Antonio. Desclasificados: pluralismo lógico y violencia de la clasificación. 1. ed. Barcelona: Anthropos, 2007.
GARCÍA GUTIÉRREZ, Antonio García. Tout droit: iniciación a la desclasificación. 1. ed. Barcelona: Anthropos, 2022.
GRINGS, Bernardo. O ensino de regência na formação do professor de música: um estudo com três cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a74.pdf. Acesso em: 29 maio 2023
GRINGS, Bernardo; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. A função da regência na formação do professor de música: um estudo com os cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 230-241. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
HAMMERER, Mariana Ferraz Simões. Análise interpretativa de cinco obras corais sacras do compositor Ernani Aguiar. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-08092016-155515. Acesso em: 29 maio 2023.
HAUCK-SILVA, Caiti. Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USP. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-07032013-143458. Acesso em: 29 maio 2023.
HAUCK-SILVA, Caiti; RAMOS, Marco Antonio da Silva. Dicção e escolhas do regente em obras corais em alemão: relações entre gravações e escritos sobre regência coral. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 27., 2017a, Campinas. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2017a. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/4600/public/4600-16456-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
HAUCK-SILVA, Caiti. Dicção, expressividade e escolhas do regente em obras corais em alemão: discutindo relações entre escritos e gravações. 2017b. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017b. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-23052017-152507. Acesso em: 29 maio 2023.
HAUCK-SILVA, Caiti; IGAYARA-SOUZA, Susana Cecilia; RAMOS, Marco Antonio da Silva. Referenciais teóricos para a preparação vocal em coros de terceira idade e relato de experiência de articulação entre prática e teoria. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4086/public/4086-14210-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
HERR, Martha. O canto coral sob a perspectiva da educação musical formal. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154670. Acesso em: 29 maio 2023.
HOERLLE, Tiago. A autoeficácia na regência coral: o papel do regente como mediador dos processos cognitivos e performáticos de um coro. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31527. Acesso em: 29 maio 2023.
HÜBNER, Guilherme Osiris. Gerenciamento de ensaios: perspectiva da gestão por competências individuais da regência. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31444. Acesso em: 29 maio 2023.
JENNINGS, Claudia. Um estudo de preparação e execução sobre o Stabat Mater op. 53 de Karol Szymanowski. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.917586. Acesso em: 29 maio 2023.
JUST, Elisabete. Cor mio, coro mio, curumim: história, análise de seis peças de um repertório multicultural para coro infantil e estratégias lúdicas do Coro Curumim da Associação Cultural Cantosospeso, entre 1993 e 2003, em Milão, Itália. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-07022014-151801. Acesso em: 29 maio 2023.
KANDLER, Maira Ana. Bandas musicais do meio oeste catarinense: características e processos de musicalização. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a75.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
KASHIMA, Rafael Keidi. A função e o desenvolvimento do jogo didático nos ensaios de coros infantis. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.936361. Acesso em: 29 maio 2023.
KASHIMA, Rafael Keid. LARCI. Laboratório de Regência Coral Infantil: proposta de formação acadêmica para regentes de coros infantis. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1092383. Acesso em: 29 maio 2023.
KASHIMA, Rafael Keidi. Conteúdos de ensino para o Coral Infantil: a experiência do Laboratório de Regência Coral Infantil (LARCI). Opus, [s. l.], v. 27, n. 2, p. 1-18, maio/ago. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2021b2714. Acesso em: 29 maio 2023.
KELLER JUNIOR, Demerval Aires. "Madrigais gaúchos", de Bruno Kiefer: análise, preparação e execução a partir de uma nova edição, critica e revisada. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2009.470549. Acesso em: 29 maio 2023.
KRAHEMBUHL, Samuel. Regência de Orquestras Estudantis: estudo de caso sobre preparação e performance da Suíte N. 3 "Antiche Danze ed Arie", de Ottorino Respighi com a Camerata IASP. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.980078. Acesso em: 29 maio 2023.
LACERDA, Felipe Damato de. A formação de regentes corais: uma revisão de publicações brasileiras. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 28., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: ANPPOM, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2019/5656/public/5656-20613-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
LIMA, Erickinson. The baton is not enough: a brief reflection on the conductor’s performance. Academia Letters [s. l.], article 336, p. 1-6, fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20935/AL336. Acesso em: 26 maio 2023.
LIMA, Erickinson Bezerra de; BARROS, Klênio. Diálogos desclassificados: música e corpo-arquivo na construção de um saber inacabado, primeiros passos. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0006. Acesso em: 29 maio 2023.
LIMA, Marcos Aurelio de. A Banda e seus desafios: levantamento e análise das táticas que a mantêm em cena. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2000.201313. Acesso em: 29 maio 2023.
LOPARDO, Carla Eugenia. Coro “Brienza Canta”: Cómo la afectividad incide en el desempeño vocal. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 468-474. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
LOPES, Paulo. Estudo do desenvolvimento da escuta melódica de adultos integrados a coros vocacionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-19082015-145539/pt-br.php. Acesso em: 29 maio 2023.
LOPEZ, Roberto Clemente Ramos. OSUFPB em foco: estudo da percepção dos músicos em relação à interpretação do divertimento para cordas de Béla Bartók em quatro distribuições para o naipe de cordas. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28442. Acesso em: 29 maio 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28442. Acesso em: 29 maio 2023.
TEIXEIRA, Lúcia Helena Pereira. Coros de empresa: desafio para a formação e a atuação de regentes corais. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5439. Acesso em: 29 maio 2023.
LUMLEY, John; Springthorpe, Nigel. The art of conducting: a guide to essential skills. London: Rhinegold. 1989.
MAGRE, Fernando de Oliveira; BERG, Silvia Maria Pires Cabrera. Estratégias para a performance de música contemporânea com coros amadores: “Beba Coca-Cola”, de Gilberto Mendes, e o Coro Juvenil da UEL. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 25., 2015, Vitória. Anais [...]. Vitória: ANPPOM, 2015. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2015/3445/public/3445-11776-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
MALAQUIAS, Ana Carolina. Do apito da fábrica aos sons da orquestra: percurso histórico-musical da Corporação Musical Cachoeira Grande. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://www.amplificar.mus.br/data/referencias/ver/-Do-apito-da-Fabrica-aos-sons-da-orquestra---percurso-historico-musical-da-Corporacao-Musical-Cachoeira-Grande/. Acesso em: 29 maio 2023.
MALUF, Julio Cezar Giudice. Afinando diferenças: o processo de construção artística do Coral Cênico Cidadãos Cantantes – 1996-2004. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90365. Acesso em: 26 maio 2023.
MANNIS, Guilherme Daniel Breternitz. Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181083. Acesso em: 29 maio 2023.
MARCHETTO, Luiz Fernando Lemos. Chanson polifônica francesa: um estudo nas obras corais a capella de Claude Debussy e Maurice Ravel. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2004. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/95111. Acesso em: 29 maio 2023.
MARCONATO, Athus Rogério. Prática de banda em escolas de ensino fundamental como embasamento para processo pedagógico: um estudo de caso com duas escolas em Guarulhos/SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/115714. Acesso em: 29 maio 2023.
MARTINS, Felipe da Silva; HIRSCH, Isabel Bonat. PIBID-Música-UFPel: uma proposta de musicalização por meio da apreciação e execução musical na Educação básica. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1946-1952. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
MARTINS, Weider; SANTOS JUNIOR, Celso Luiz Gonçalves dos. Canto coral: o uso do gesto como auxílio na afinação e na sonoridade. Opus, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 283-302, dez. 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.20504/opus2016b2211. Acesso em: 29 maio 2023.
MATIAS, Thaise Cristina M. A técnica vocal na formação de regentes: um relato de experiência no curso Regência de Coro do PRONATEC nos anos de 2012 a 2014 na EMUFRN. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23., 2017, Manaus. Anais [...]. Manaus: UFAM; [Florianópolis], ABEM, 2017. p. 1-17. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2763/public/2763-9343-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1999.176159. Acesso em: 29 maio 2023.
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. Coral Infantil Ama/Pró-Seguir: uma proposta de Educação Musical para crianças carentes da periferia de São Paulo. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 17., 2003, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABEM, 2003. p. 58-61. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2003.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; RAMOS, Marco Antonio da Silva. Preparação vocal no coro infanto-juvenil: desafios e possibilidades. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 24., 2014, São Paulo. Anais [...]. [Campinas]: ANPPOM, 2014. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3082/public/3082-9722-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
MOREIRA, Ana Lucia Iara Gaborim. Regência coral infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU. 2015. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-06092016-113253. Acesso em: 29 maio 2023.
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; OLIVEIRA, Ana Lúcia Carneiro de. Formação do regente coral infantojuvenil em cursos de Licenciatura em Música: o caminho da extensão. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23., 2017, Manaus. Anais [...]. Manaus: UFAM; [Florianópolis], ABEM, 2017. p. 1-15. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2633/public/2633-9453-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; REIS, Angela Cristina Colognesi dos; OLIVEIRA, Edineide Dias de. Dinâmica de ensaio para coros de terceira idade: aspectos da preparação vocal e do estudo de repertório. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. [Florianópolis]: ABEM, 2019. p. 1-14. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/325/197. Acesso em 29 maio 2023.
MOREIRA, Anne Karoline Ramalho. O Caipira: aspectos vocais do personagem-tipo no Teatro de Revista Paulista entre as décadas de 1910 e 1940. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08032021-161119. Acesso em: 29 maio 2023.
MOREIRA, Caio Cesar. Software para prática de regência coral. 2013. Dissertação (Mestrado em Música). – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://doi.org/10.11606/D.45.2013.tde-29112013-144927. Acesso em: 29 maio 2023.
MOURA, Paulo Celso. Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura. 2012. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/95172. Acesso em: 29 maio 2023.
OLIVEIRA, Ana Lúcia Carneiro de. A regência coral na formação do licenciado em música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRN. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24482. Acesso em: 29 maio 2023.
OLIVEIRA, Andre Luiz Muniz. O Magnificat de Johann Sebastian Bach: uma interpretação a luz do seu significado retorico musical. 2002. Dissertação (Mestrado em Música – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2002.261812. Acesso em: 29 maio 2023.
OLIVEIRA, Arnon Sávio Reis de. O coro do Brasil: o Madrigal Renascentista e o contexto de seu percurso (1956-1962). 2015. Tese (Doutorado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z5H22. Acesso em: 29 maio 2023.
OLIVEIRA, Carolina Andrade. O regente-arranjador e a circulação do repertório de arranjos nos coros brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-18042018-141755. Acesso em: 25 maio 2023.
OLIVEIRA, Leandro Fernandes de. Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24898. Acesso em: 25 maio 2023.
OLIVEIRA, Leandro Fernandes de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz. A abordagem das técnicas estendidas nas Quatro Estações Portenhas de Piazzolla: o regente como mediador do processo interpretativo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 27., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2017. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/4947/public/4947-16495-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
OLIVEIRA, Luciano Py de. Projeto Aplica Som: ampliando a experiência musical da comunidade escolar em um Colégio de Aplicação. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 2097-2107. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
OLIVEIRA, Rogério Rodrigues de. Arturo Toscanini e a performance à luz da teoria estética de Eduard Hanslick. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 550-558. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.
OLIVEIRA, Sergio Alberto de; OSTERGREN, Eduardo. Café de Mário de Andrade e a Idealização de Uma Ópera Coral: uma proposta de realização pelo coro-cênico. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 663-666. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/VII_Performance.pdf. Acesso em: 19 maio 2023.
ONNIS, Angela Matos. Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia: memória de uma trajetória histórica. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19611. Acesso em: 25 maio 2023.
PAZIANI, Juliana Damaris de Santana. Repertório para coro Infanto-juvenil nos grupos corais do Projeto Guri. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 2215-2225. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
PEDROSO JÚNIOR, Daniel Alves Duarte. Preparo vocal para coros de terceira idade: pressupostos e relato de experiência no Coral UniversIDADE. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2018.1082972. Acesso em: 25 maio 2023.
PEDROZO, Willian Gomes. Ensaio coral sem acompanhamento instrumental: reflexões, abordagens e discussões. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 25., 2021, [s. l.]. Anais [...]. [Florianópolis]: ABEM, 2021. p. 1-13. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/761. Acesso em: 25 maio 2023.
PENNA, Maura; MENDES, Eliane, BANDEIRA, Ian; BARROS, Olga Renalli. O canto coral no Programa Mais Educação: a defasagem entre a proposta e a ação. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-14. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1017/public/1017-4420-1-PB.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
PIMENTA, Josani Keunecke. Heitor Villa-Lobos: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2003.324891. Acesso em: 25 maio 2023.
PINHEIRO, Rodrigo Falson. Coletânea de exercícios para o desenvolvimento da leitura e da redução ao piano de partituras corais. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2006.429032. Acesso em: 25 maio 2023.
POPOLIN, Daniela Francine Lino. Lagrime di San Pietro de Orlando di Lasso: um estudo de preparação e execução através de uma nova edição crítica e revisada. 2013. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.903257. Acesso em: 25 maio 2023.
RAMOS, Marco Antonio da Silva. O ensino da regência coral. 2003. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-20092010-113311. Acesso em: 25 maio 2023.
REIS, Eduardo Manoel Lustosa. "Missa Diligite" de M. Camargo Guarnieri: aspectos interpretativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2018.1082083. Acesso em: 25 maio 2023.
REIS, Ernesto Silva e. Acervo de partituras da fundação Gregório de Mattos: uma busca por fontes documentais de atividades de grupos orquestrais na Bahia na primeira metade do século XX. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21599. Acesso em: 25 maio 2023.
RHEINBOLDT, Juliana Melleiro. Preparo vocal para coro infantil: análise, descrição e relato da proposta do maestro Henry Leck aplicada ao "Coral da Gente" do Instituto Baccarell. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.937375. Acesso em: 25 maio 2023.
RHEINBOLDT, Juliana Melleiro. Preparo vocal para coros infantis: considerações e propostas pedagógicas. 2018. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634615. Acesso em: 25 maio 2023.
RIBEIRO, Cinara Baccili. A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande/MS. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23326. Acesso em: 25 maio 2023.
ROCHA, Anderson. A prática de orquestra na universidade e a formação do educador musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 246-251. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
ROCHA, Edilson Assunção. Proposta para interpretação da Missa Grande de Antônio dos Santos Cunha. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8968. Acesso em: 25 maio 2023.
ROCHA, Edilson Assunção. Aspectos de regência e execução nos responsórios para Quarta Feira Santa de Antônio dos Santos Cunha. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9095. Acesso em: 25 maio 2023.
ROCHA, Jefferson Matheus Alecrim da; TEIXEIRA, Fellipe Rafael Carnauba. A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento). In: CONGRESSO DA ANPPOM, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2021. p. 1-7. Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/878/509. Acesso em: 25 maio 2023.
RODRIGO, Andre Guimarães. Quatro peças religiosas de Osvaldo Lacerda: uma leitura interpretativa para performance. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-16022017-101641. Acesso em: 25 maio 2023.
RODRIGUES, Eunice Dias da Rocha; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Canto Coral na terceira idade: suas práticas, motivações e perspectivas. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 15., 2006, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2006. p 230-234. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2006.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
ROUSSIN, Charles Bruno. Oito novas obras para orquestra de cordas: aspectos analíticos e de performance de composições escritas para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8RCFWP. Acesso em: 25 maio 2023.
RUDOLF, Max. The grammar of conducting: a comprehensive guide to baton technique and interpretation. California: Thomson Learning. 1994.
SANTANA, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de. Formação e preparação profissional na graduação em regência: o caso UFBA e suas relações com outros cursos de graduação em regência no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23626. Acesso em: 25 maio 2023.
SANTOS, Amanda Rafaela da Cunha; GUERRA, Lemuel Dourado. Coro cênico-performático: implicações para as dimensões educativomusicais e artísticas da prática coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 15., 2008, São Paulo. Anais [...]. [Florianópolis]: ABEM, 2008. p. 1-7.
SANTOS, Pricila Kohls; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica Online, Araguaia, v. 33, p. 123-145, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 25 maio 2023.
SANTOS, Azul Regina Marcia Simão et al. COROPASSO: o corpo canta, anda, pensa, recria, faz, compartilha – o projeto sociomusical CECOM/Gardênia. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013a. p. 723-734. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
SANTOS, Regina Marcia Simão. Fazer música em grupo: o Centro de Convivência Musical – CECOM. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1087-1097. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
SANTOS, Sidney Ricardo Gomes dos. As escolhas interpretativas do maestro na contemporaneidade face a tradição musical: um estudo de caso com a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7097. Acesso em: 25 maio 2023.
SCHULLER, Gunther. The compleat conductor. New York: Oxford University Press. 1997.
SHIBATA, Daisuke. Heitor Villa-Lobos: questões e soluções para superar as dificuldades de interpretação da Bachianas Brasileiras nº 2. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/935147. Acesso em: 25 maio 2023.
SILVA, Alessandra Araújo da. “Saudades do Nordeste”: práticas musicais em um espetáculo de coro infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 14-22. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
SILVA, Andréia Anhezini da. A relação poesia e música nas obras corais de Osvaldo Lacerda sobre poemas de Carlos Drummond de Andrade: uma abordagem analítico interpretativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-17092009-093511. Acesso em: 24 maio 2023.
SILVA, Caiti Hauck da; RAMOS, Marco Antonio da Silva; IGAYARA, Susana Cecília Igayara. A preparação vocal no ensaio coral: uma oportunidade para aquecer ensinando e aprendendo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 268-273. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
SILVA, Ivair Gomes da. O processo de formação musical dos mestres de bandas militares da marinha do Brasil: dificuldades e utilização de uma técnica gestual expressiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38545. Acesso em: 24 maio 2023.
SILVA, Jéssica Evelyn Papi. Análise e interpretação do quarto movimento da Sinfonia nº 1 em dó menor, op. 68, de Johannes Brahms. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/183265. Acesso em: 24 maio 2023.
SILVA, Lélio Eduardo Alves da. O “mestre de banda” escolar brasileiro: quem são eles e o que eles fazem? In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 63-65. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/XIII_Educacao_musical.pdf. Acesse em: 24 maio 2023.
SILVA, Pedro Augusto da; FEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. Educação musical através da Banda Filarmônica: processos metodológicos utilizados para o ensino de música na Banda Filarmônica 24 de Outubro. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 27., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2017. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/4956/public/4956-16287-1-PB.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
SILVA, Thiago Vieira. Efeitos da prática da Matriz Djunker no aprimoramento da técnica gestual de regentes atuantes em Brasília. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, DF, 2019a. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34098. Acesso em: 24 maio 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira, David Souza, Victor Almeida
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.